• Carregando...

O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) acumulou, nos três primeiros meses deste ano 0,86%. Em março, o IST ficou em 0,28%. O IST vai substituir o Índice Geral Disponibilidade Interna (IGP-DI) como indexador da correção das tarifas de telefonia fixa, que terão reajuste a partir de julho. Ele foi criado para evitar as distorções geradas pelo IGP-DI, mas já nos primeiros meses supera o índice anterior, que era considerado vilão, mas teve variação de apenas 0,21% nos três primeiros meses do ano.

O novo indexador incide também sobre a correção dos serviços de telefonia celular e dos serviços de comunicação específicos para a área industrial, que têm periodicidades diferentes de correção com a telefonia fixa.

O reajuste das tarifas da telefonia fixa vai ser baseado no IST acumulado no primeiro semestre deste ano e na apuração do IGP-DI do último semestre de 2005, de acordo com os contratos de concessão, conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A agência explica que "o IST é um índice lastreado em uma cesta de componentes na área de telecomunicações, que inclui as despesas das operadoras". Esse indexador foi desenvolvido pela Anatel em parceria com a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]