• Carregando...
Multimídia | Reprodução/Globo
Multimídia| Foto: Reprodução/Globo

Usuários de um celular com teclas independentes para cada letra do alfabeto, disponibilizadas no mesmo espaço utilizado pelos teclados tradicionais, escrevem suas mensagens de texto três vezes mais rápido, resultando no dobro de torpedos enviados. O design, chamado de Fastap, já foi adotado por duas operadoras nos Estados Unidos e Canadá e deve chegar em breve a outros continentes.

A idéia é simples e ocupa o mesmo espaço dos teclados de celular utilizados normalmente: cada tecla com uma letra é colocada nos cantos de encontro entre os botões numéricos. Por uma coincidência feliz, o teclado de 18 botões geralmente usado nos celulares tem 28 cantos disponíveis – o design ocupa todos, menos os inferiores do lado esquerdo e direito.

David Levy, criador da tecnologia, se aproveitou do fato de que as pessoas estavam cansadas do layout tradicional de 12 teclas com o grande uso das mensagens de texto – levando os usuários a teclar várias vezes para escolher uma letra. Ele fundou uma empresa, a Digital Wireless, para licenciar a idéia para fornecedores.

Segundo Levy, os compradores dos equipamentos são os consumidores usuais. Uma vez que eles compram o celular, o número de mensagens de texto enviadas dobra em relação aos celulares antigos. "Da perspectiva do usuário, nossa tecnologia torna o telefone mais utilizável e divertido", diz Levy. Mas como as operadoras cobram por mensagem enviada, ele consegue agradar aos dois lados.

Em contraste com o BlackBerry, por exemplo, que tem teclas extras, o sistema do Fastap é apenas um pouco mais caro de ser construído que os tradicionais telefones. As empresas têm oferecido os equipamentos com preço semelhante ao de outros equipamentos. Agora, além da expansão para outros continentes, a companhia também está desenvolvendo teclados alternativos que possam acomodar alfabetos maiores, como o hindu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]