• Carregando...
A Nubank lançou  seu cartão de crédito online sem anuidade em 2014 e ultrapassou 5 milhões de clientes em 2018 | Vtao Takayama/
A Nubank lançou seu cartão de crédito online sem anuidade em 2014 e ultrapassou 5 milhões de clientes em 2018| Foto: Vtao Takayama/

A fintech brasileira Nubank recebeu um investimento de US$ 90 milhões (o equivalente a cerca de R$ 340 milhões) da gigante chinesa Tencent, uma das maiores empresas de internet do mundo ao lado de Google, Amazon, Alibaba e Ebay. A Tecent também adquiriu uma fatia da fintech de igual valor, US$ 90 milhões, dos outros investidores. O acordo foi divulgado nesta segunda-feira (8) pelo The Information , sediado no Vale do Silício, especializado em notícias sobre a indústria da tecnologia, e confirmado posteriormente pelo Nubank em comunicado à imprensa.

A influência da empresa na administração da Nubank poderá ser limitada. O The Information diz que a participação dos chineses na fintech brasileira é de 5%; oficialmente, as duas empresas não revelaram o percentual. A publicação aponta ainda que este primeiro investimento da Tencent no Brasil faz da dona do cartão de crédito roxo uma das startups mais valiosas da América Latina, ao elevar o valuation da fintech para US$ 4 bilhões. O valor é o dobro da avaliação feita em março deste ano, segundo o rastreador de startups CB Insights.

LEIA TAMBÉM: Startup cria fórmula que ajuda empresas a fazer o preço certo de produtos e serviços

O artigo também destaca a aposta dos chineses nas startups brasileiras e em como estes fundos ajudam a impulsionar as avaliações tecnológicas do país. Como exemplo, o texto lembra a compra do controle do aplicativo de mobilidade urbana 99 pela também gigante DiDi Chuxing, por US$ 300 milhões, anunciada em janeiro deste ano, em um acordo que valorizou a empresa em US$ 1 bilhão e a certificou como o primeiro unicórnio brasileiro.

A Tencent é a desenvolvedora do aplicativo WeChat, o “app-faz tudo” que mudou a vida dos chineses, com seu próprio sistema de pagamentos via celular: o WeChat Pay. Fundada em 2013, a Nubank lançou seu cartão de crédito online sem anuidade em 2014 e ultrapassou 5 milhões de clientes em 2018, segundo informou no final de setembro.

LEIA TAMBÉM: Nobel de Economia premia dupla dos EUA por trabalho sobre inovação tecnológica e clima

No ano passado, a startup começou a testar um novo produto, uma conta de poupança virtual, que tem mais de 2,5 milhões de clientes.

Um levantamento do provedor de dados Crunchbase, antes da Tencent, a Nubank recebeu US$ 330 milhões em seis rodadas de investimento.

Atualizada às 10h do dia 9/10 com informações oficiais do Nubank.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]