• Carregando...

O porcentual de cheques devolvidos pela segunda vez por falta de fundos atingiu 2,17% em maio, o que representa 1,376 milhão dos 63,506 milhões de documentos emitidos no Brasil no período, informou nesta terça-feira, 24, a Serasa Experian. Em abril, o índice foi de 2,13% e, em maio de 2013, houve 2,15% de devoluções.

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência com cheques no quinto mês de 2014 tem caráter sazonal, ligado à comemoração do Dia das Mães. Já na comparação interanual, a explicação do incremento de devoluções, dizem, é reflexo de uma conjuntura dominada pelo encarecimento do custo do crédito devido às altas sucessivas das taxas de juros e pela elevação da inflação. "Tais fatores afetam negativamente a capacidade dos consumidores em honrar em dia os seus compromissos", observa a nota.

No acumulado dos cinco primeiros meses do ano, Roraima lidera o ranking estadual dos cheques sem fundos, com 11,95% de devoluções. Já o Amazonas é o Estado com o menor porcentual, 1 19%. Entre as regiões, a Norte aparece na frente, com 4,36% de cheques devolvidos, enquanto o Sudeste apresenta o menor porcentual, 1,64%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]