• Carregando...

Para determinar o sucesso de uma empresa existem diversos fatores. Um que quase nunca recebe a devida atenção dos empreendedores, mas que, absolutamente, tem o maior impacto no desempenho da organização, são as pessoas que estão "atrás do balcão". Afinal de contas, ninguém faz nada sozinho, sobretudo, quando se sonha grande.

Convivendo diariamente com empreendedores de alto crescimento, consigo perceber algumas características comuns no que se refere à gestão de pessoas em suas empresas. Com este aprendizado, arrisco-me a listar alguns mandamentos essenciais para o empreendedor que quer ver seu time triunfar:

1) Transmitir à equipe o propósito que está por trás de seu sonho e visão: isso motiva os colaboradores a se dedicarem, com cabeça de dono, mesmo nas tarefas mais simplórias do seu dia a dia.

2) Desenvolver um desapego genuíno pelo controle, delegando e confiando grande parte da execução de sua empresa às pessoas que estão ao seu redor: mesmo sabendo que, no começo, as pessoas talvez não consigam desempenhar com a mesma excelência e notoriedade que ele, mas acreditando que com experiência e coaching elas poderão se sobressair.

3) Apostar nas pessoas que têm paixão e não necessariamente naquelas que têm muitas habilidades: pois, pessoas que têm paixão sempre estarão dispostas a se esforçar para desenvolver as competências necessárias para o bom desempenho do seu trabalho. O contrário dificilmente acontecerá.

4) Estar sempre desafiando as pessoas a realizar coisas acima da sua aparente capacidade: isso estimula os colaboradores a saírem da sua zona de conforto, sempre elevando o nível de competências do time.

5) Criar oportunidades de crescimento para estimular a cultura de resultados e a meritocracia: a lógica de "quem é insubstituível se torna impromovível" é, a todo o momento, fomentada, para que as pessoas sejam estimuladas a pensar na formação de equipe para galgar posições mais elevadas.

6) Contratar pessoas melhores do que eles: isso permeia todos os níveis da organização, pois acreditam na máxima de que "A´s contratam A´s, B´s contratam C´s’’.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]