i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Padrões

O chip do celular vai encolher, graças à Apple

  • PorAgência Estado
  • 11/07/2010 21:03
Cartão distribuído pela operadora britânica O2: igual, só que menor | Wililiam Hook/Creative Commons
Cartão distribuído pela operadora britânica O2: igual, só que menor| Foto: Wililiam Hook/Creative Commons

Os minúsculos chips de celular podem ficar ainda menores da­­qui para frente. Tudo porque a Apple resolveu empurrar um an­­tigo padrão de cartão de identificação (SIM card) cerca de 50% menor, o Micro SIM.

Apontado por alguns como a "evolução dos SIM cards", o chip usado no iPhone 4 e no iPad 3G, o Micro SIM, é na verdade um pa­­drão de chips definido no fim de 2003. A indústria de celular nunca tinha adotado esse forma­to. Até o iPad 3G e o iPhone 4.

A diferença entre o Micro SIM e os cartões tradicionais é ape­­nas de tamanho. Não existe nenhuma vantagem real, como explica Gustavo Ullman, diretor de telecomunicações da GD Bur­­ti, a representante brasileira da alemã Giesecke & De­­vrient, primeira empresa a desenvolver SIM cards. "Ba­­sicamente é um desafio de produção para fazer um corte menor", diz.

Ullman trabalhava na Ale­­manha, quando em agosto de 2009 a Apple começou a pedir amostras de Micro SIM para fazer testes. Para ele, a iniciativa de adotar o pa­­drão que ninguém utiliza pode ser tanto uma estratégia comercial – o que impede de usar o chip em outros celulares – e de marketing, para parecer uma tecnologia nova. No Brasil, a Vivo já co­­mercializa o modelo menor. Outras operadoras que de­­vem vender o iPhone 4, fizeram encomendas.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.