• Carregando...

Na natureza, tudo está em movimento constante, sejam os planetas e estrelas, humanos e insetos, células e, bactérias. Se algo pára, tende a tornar-se irrelevante e degenerar-se!

Além de "movimento", não existe nenhum ser na natureza que sobreviva sozinho, ou seja, dependemos de outros seres e nutrientes para crescer e sobreviver. Além disso, lembre-se que Darwin nunca disseque os mais fortes sobrevivem, mas que são aqueles mais flexíveis e que melhor se adaptam aos seus ambientes.

Dito isso, o que "estar em movimento", "depender de outros", e "adaptar-se" significam para um empreendedor? Sendo bem direto, significa que nada é mais mortal para um negócio do que ficar parado ou isolado!

Pode parecer simples, mas muitos empreendedores montam seus negócios e ficam esperando que os clientes e oportunidades "apareçam". Não ampliam suas redes de contatos, não criam novidades e fazem com que um dia seja igual ao outro, enquanto o resto do mundo muda.

Alguns empreendedores contam com uma clientela ou tiveram sucesso no passado, mas não se atualizam, não implantam melhorias e fazem pouco ou nada que "movimente" seu negócio. Quando isso acontece, a Natureza não perdoa, o negócio fica estagnado ou tende a fechar.

A boa notícia é que os empreendedores podem se beneficiar destas leis à medida em que as compreendem e utilizam em seus negócios. Portanto, ao invés de morrer por ficar parado e isolado, mexa-se e procure quem quer te achar para seu negócio sobreviver e crescer!

Vá atrás de clientes, visite concorrentes e melhore seus produtos e serviços. Pesquise idéias e implante novidades para que seu negócio esteja sempre fresco e atual!

Precisa de ajuda? Busque também! Você irá se surpreender com a quantidade de cursos, parceiros e programas de apoio que poderão te apoiar!

Uma destas oportunidades é o 2° Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário, que irá, além do investimento financeiro, dar visibilidade, capacitação e acompanhamento a os empreendedores vencedores em todo o Brasil. As inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro no site www.premioalianca.org.br. Que tal tentar? Só não vá ficar esperando algo acontecer!

Rodrigo Brito, co-fundador e diretor da Aliança Empreendedora, além desócio-diretor da INK – Inovação e Empreendedorismo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]