• Carregando...
Empresa tem hoje menos de 1% do mercado de celulares | Antonio Costa/Arquivo Gazeta do Povo
Empresa tem hoje menos de 1% do mercado de celulares| Foto: Antonio Costa/Arquivo Gazeta do Povo

A canadense BlackBerry, outrora líder do mercado de smartphones, anunciou nesta quarta-feira (28) que terceirizará a fabricação de telefones, que ficará nas mãos de um parceiro indonésio.

Os telefones BlackBerry serão fabricados sob licença pela PT Tiphone Mobile Indonesia Tbk, permitindo que a empresa canadense se concentre em softwares e serviços, afirmou um comunicado conjunto.

Siga a @gptecno no Twitter

A BlackBerry, que há uma década era uma das maiores fabricantes de smartphones, tem atualmente menos de 1% desse mercado, dominado pelos sistemas iOS, da Apple, e Android.

Na tentativa de se atualizar, no ano passado a BlackBerry lançou um telefone com sistema Android que resultou em um fracasso de vendas. Já neste ano a empresa canadense anunciou que deixaria de fabricar seu clássico telefone com teclado físico como parte de seu processo de modernização.

No entanto, os números da companhia continuam no vermelho, e nesta quarta-feira ela anunciou perdas de US$ 372 milhões no segundo trimestre encerrado em 31 de agosto.

Mudança

A BlackBerry tem buscado se concentrar na área de software, incluindo aplicativos de segurança, e este anúncio retira completamente a empresa da fabricação de telefones.

“Estamos chegando a um ponto de inflexão em nossa estratégia. Nossas bases financeiras são fortes, e nosso foco no software está se consolidando”, disse o diretor-executivo John Chen.

Analistas elogiaram a decisão da BlackBerry porque aconteceu em um momento em que o mercado mundial de smartphones está relativamente estagnado. “Durante vários anos o negócio dos aparelhos telefônicos foi uma distração para a BlackBerry e para os investidores,”, disse à AFP o analista da International Data Corporation, John Jackson.

Esse final é “uma boa notícia”, disse, afirmando que as ações da empresa tiveram uma alta após o anúncio.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]