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“Hoje podemos ver muitas empresas com uma má gestão de atendimento dos serviços via telefone, e podemos dizer que esta é a porta de entrada de muitos clientes.” -Francesc Delgado, professor e criador do conceito de marketeam | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
“Hoje podemos ver muitas empresas com uma má gestão de atendimento dos serviços via telefone, e podemos dizer que esta é a porta de entrada de muitos clientes.” -Francesc Delgado, professor e criador do conceito de marketeam| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Os espanhóis Francesc Delgado e Jeroni Benavides defendem que as ações de marketing devem começar dentro das empresas, preparando e treinando os colaboradores, de forma que todos conheçam os processos e procedimentos da companhia e saibam identificar qual a real necessidade do cliente externo, prestando um serviço de qualidade e fazendo com que as organizações alcancem o sucesso desejado em determinado serviço ou produto. Em 2010 o professor Delgado deu o nome de marketeam a esse conceito.

Ele explica que trata-se de um procedimento bastante usado atualmente nos Estados Unidos e Europa, países onde Delgado atua como professor em diversas escolas. "Existem algumas empresas que estão começando a trabalhar isso, mas há muito a ser feito", avalia. Ele comenta que o profissional de marketing sempre foi treinado para discutir o foco de um mercado ou cliente externo, e que o comportamento de compra e de informação desse cliente mudou muito. "Hoje podemos ver muitas empresas com uma má gestão de atendimento dos serviços via telefone, e podemos dizer que esta é a porta de entrada de muitos clientes", afirma o professor.

Para Delgado, é fundamental que todos os dirigentes e funcionários das empresas estejam alinhados com a filosofia do mar­keteam, para que a empresa obtenha bons resultados na prestação do serviço ou venda de um produto.

Na prática

Rodrigo Coelho, diretor da agência de marketing promocional FoxPromo, de Curitiba, diz que o marketeam garante melhor relacionamento interno, fidelização do funcionário com a empresa e melhores resultados. A realização de eventos internos é uma das especialidades da FoxPromo. "Isso inclui desde as tradicionais festas de fim de ano, até eventos de premiação, convenções e ações de motivação criadas de acordo com o perfil de cada empresa", explica Coelho.

Segundo ele, muito do que a agência executa para os seus clientes ela coloca em prática com os funcionários da casa. "Valorizamos ações como comemorações e premiações quando atingimos as metas. Além disso, envolvemos os funcionários em todas as etapas das campanhas e comemoramos com eles os resultados obtidos pelos clientes a partir do nosso trabalho", completa o diretor.

Para ele, hoje as grandes empresas incluíram esses eventos e ações nos seus calendários. "Elas estão vendo grandes resultados e melhoria de trabalho nascerem dessas ações", afirma Coelho.

A obra

Com a intenção de divulgar e trazer o marketeam para a realidade brasileira, Francesc Delgado lançou aqui o livro "Marketing e Marketeam – Dicas para o sucesso empresarial". O evento de lançamento foi realizado na FAE Centro Universitário, em Curitiba, com a presença de Delgado, que divide autoria da obra com Jeroni Benavides. O lançamento atingiu um público variado. Acadêmicos, professores e profissionais de mar­keting tiveram a oportunidade de conhecer melhor esse novo conceito. O professor espanhol ministra aulas e palestras na FAE.

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