• Carregando...

O presidente americano, Barack Obama, comemorou nesta sexta-feira o resultado preliminar do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos no segundo trimestre, que mostrou queda anualizada de 1%, menor do que a esperada. Obama disse estar cautelosamente otimista em relação ao rumo da economia do país.

"O PIB de hoje é um sinal importante de que a economia caminha na direção certa e que o investimento empresarial, que despencou nos últimos meses, está mostrando sinais de estabilização", afirmou Obama, em entrevista à imprensa, na Casa Branca.

Ao comentar o resultado, Obama disse que a economia está na direção certa, mas garantiu que não ficará satisfeito até que o mercado de trabalho comece a mostrar melhoras. O presidente dos EUA aproveitou para defender os programas implementados pelo governo, que teriam ajudado nesta desaceleração do ritmo de queda do PIB americano.

O ritmo de queda do PIB foi mais lento que o esperado - os economistas previam um tombo de 1,5%, mas uma queda acentuada do consumo alimentou temores de que a recuperação econômica possa ser lenta. Além disso, é a quarta retração consecutiva, a primeira vez em que isso acontece desde o início dos registros do governo, em 1947. Outro fator que pesa de forma negativa na avaliação dos dados divulgados hoje é a revisão da retração do primeiro trimestre, de 5,5% para 6,4%, maior declínio desde a leitura equivalente no primeiro trimestre de 1982.

O gasto dos consumidores, que responde por mais de dois terços da atividade econômica americana, recuou 1,2% de abril a junho, depois de subir 0,6% no trimestre anterior.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]