• Carregando...

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nesta sexta-feira o ex-conselheiro de Bill Clinton, Gene Sperling, como diretor do Conselho Econômico Nacional, completando sua equipe de governo enquanto se prepara para lutar com os republicanos a respeito do código fiscal corporativo e a redução do déficit norte-americano.

Obama disse que Sperling - que substitui Larry Summers, da Universidade Harvard - tem apresentado "habilidades extraordinárias" para o governo nos últimos anos. O presidente também nomeou outras pessoas para outros cargos econômicos, encerrando uma semana de mudanças no governo, que incluiu a saída do porta-voz Robert Gibbs e a escolha de Bill Daley, executivo do JPMorgan Chase, como chefe de Pessoal da Casa Branca (cargo equivalente ao de ministro-chefe da Casa Civil).

Falando da janela de uma fábrica em Maryland, Obama disse que sua equipe de governo vai ajudar a "maximizar" as propostas para o crescimento da economia. O presidente afirmou que a economia tende a ir para a direção correta, mas reconheceu que o relatório sobre o nível de emprego (payroll) divulgado nesta sexta mostrou a necessidade de se fazer mais nessa área.

Atualmente, Sperling é conselheiro de Timothy Geithner no Departamento do Tesouro e sua nomeação para a chefia do Conselho Econômico já era esperada. Dentre as suas habilidades está a de navegar em águas turbulentas. Ele ajudou a liderar as negociações do governo Obama durante o duro embate a respeito dos cortes de impostos definidos na era Bush. Embora os republicanos tenham conseguido o que queriam - a extensão dos descontos fiscais para os ricos - o partido também teve de aceitar uma série de propostas dos democratas.

Sperling era diretor do Conselho Econômico Nacional quando Bill Clinton foi presidente, época em que a Casa Branca e o partido republicano fecharam uma série de acordos bipartidários, dentre eles um sobre o equilíbrio do orçamento. Ele também tem larga experiência em Wall Street e trabalhou em empresas como o banco Goldman Sachs. Obama elogiou Sperling por ter ajudado a transformar "déficit em superávit" no governo Clinton.

Além de Sperling, Obama também nomeou a ex-comissária do Departamento de Estatística do Trabalho, Katharine Abraham, para o Conselho Econômico e Heather Higginbottom como diretora de política da Casa Branca. O presidente elevou Jason Furman ao cargo de vice-diretor do Conselho Econômico e assistente de política econômica. As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]