• Carregando...

A construção da hidrelétrica de Baixo Iguaçu, paralisada desde julho de 2014, será retomada na próxima quinta-feira (27), quando o governador Beto Richa entrega ao consórcio responsável o documento de renovação da licença de instalação do empreendimento. Segundo informações da prefeitura de Capanema, no Sudoeste do estado, o governador vai ao município “oficializar” a volta das obras.

INFOGRÁFICO: saiba mais sobre a hidrelétrica de Baixo Iguaçu

O consórcio formado pelas empresas Neoenergia (70%) e Copel (30%) apresentou no início do mês uma proposta para atender às condicionantes impostas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), administrador do Parque Nacional do Iguaçu, vizinho à usina. Com isso, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) deve emitir até quinta-feira o documento de renovação da licença de instalação – a licença venceu durante o período de paralisação.

A USINA

Licitação: 2008

Concessionárias: Neoenergia (70%) e Copel (30%)

Início da operação (primeira previsão): 2013

Início da operação (previsão atual): não há

Potência: 350,1 megawatts (três turbinas de 116,7 MW), capaz de abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes

Localização: Rio Iguaçu, entre os municípios de Capanema e Capitão Leônidas Marques (Sudoeste do Paraná)

Área inundada: 13,6 km quadrados, em mais de 300 propriedades rurais de cinco municípios

A principal barreira ao empreendimento, uma liminar que impedia a continuidade das obras, foi removida em março passado, por decisão do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Faltava, no entanto, atender aos requisitos do ICMBio e obter autorização do IAP.

Enquanto a obra esteve parada, 1,5 mil trabalhadores foram demitidos. Segundo informações da imprensa local, cerca de 150 operários continuaram trabalhando, cuidando da manutenção do canteiro de obras.

Controvérsias e atrasos

O empreendimento deu origem a uma série de controvérsias de cunho ambiental. O fato de o eixo da hidrelétrica, no Rio Iguaçu, estar localizado a menos de um quilômetro de um parque nacional motivou ações judiciais que em diferentes ocasiões impediram o licenciamento ambiental ou a construção da usina.

Baixo Iguaçu também esteve no centro de uma polêmica envolvendo o ressarcimento aos moradores da região que será inundada. Agricultores chegaram a ocupar o canteiro de obras, acamparam em frente ao escritório da Copel em Cascavel e também fizeram protestos em frente à sede da estatal, em Curitiba.

Licitada em 2008, a usina deveria começar a gerar energia cinco anos depois, mas, atrasadas por decisões judiciais, as obras começaram apenas em julho de 2013. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estendeu para abril de 2016 a data de início da operação da primeira das três turbinas, mas esse prazo também não será cumprido.

Em seu último relatório de fiscalização, publicado neste mês, a Aneel não estimou qual deve ser o início da operação, uma vez que as obras estavam paralisadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]