• Carregando...
Na prática, governo de Cristina Kircher só deixa uma empresa importar se ela também exportar do país | Enrique Marcarian/Reuters
Na prática, governo de Cristina Kircher só deixa uma empresa importar se ela também exportar do país| Foto: Enrique Marcarian/Reuters

A Organização Mundial do Comércio( OMC) decidiu que a Argentina precisa eliminar controles às importações, pois o país está violando normas de comércio internacional.

Para importar um produto na Argentina é preciso pedir autorização prévia. O país não se compromete com prazos para dar essa autorização e não é claro a respeito dos critérios para concedê-la.

Informalmente, a Argentina só deixa uma empresa importar se ela também exportar do país e dificulta a remessa de lucros e dividendos para o exterior.

Na prática, o país limita as importações atrapalhando a fluidez do comércio.

Processo

Os EUA, o Japão e a União Europeia iniciaram um processo na OMC contra a Argentina por esse motivo e a organização deu ganho a eles em setembro. O país sul-americano, então, apelou da decisão e na quinta (15) a OMC, mais uma vez, reiterou que as autorizações prévias são contra as regras.

Agora a Argentina precisa se ajustar às ordens de um órgão de conciliação e tentar negociar com os demandantes.

Se não chegar a acordo nenhum, então, os países poderão retaliar, colocando taxas em produtos argentinos ou mesmo os proibindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]