• Carregando...

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está adotando medidas preventivas para evitar apagões durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo, por conta da grande variação na carga de energia ocorrida nesses dias.

Para evitar problemas, o ONS adotou medidas como a sincronização de um número maior de geradores, a redução do intercâmbio entre as regiões durante os jogos, maior controle de tensão e frequência, o adiamento de intervenções no sistema de transmissão e a recomendação às empresas do setor que mantenham esquemas especiais de emergência nos dias de jogo do Brasil.

Em comunicado distribuído na tarde desta sexta-feira (18), o ONS afirmou que houve grande variação na carga de energia durante o primeiro jogo, contra a Coreia do Norte, na última terça-feira, quando a carga caiu bruscamente antes do início do jogo (queda de 6,6 mil MW em 40 minutos) e teve alta ainda maior ao final do jogo (10,3 mil MW em 22 minutos). Tal movimento, diz o ONS, deveu-se ao fato de haver desligamentos de suspensão de atividades industriais durante o jogo do Brasil.

O retorno do consumo foi mais alto porque coincidiu com o horário de pico do final da tarde, em razão da entrada da iluminação pública. A taxa de elevação, comentou o ONS, foi de 170 MW por minuto. Para o próximo domingo, quando o Brasil volta a jogar às 15h30 (de Brasília), é esperada um elevação menor, mas mesmo assim significante, em torno de 3 mil MW.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]