• Carregando...

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou nesta quarta-feira (29) que o consumo de energia em outubro cresceu 2,7% com relação a igual mês de 2007, atingindo 53.376 megawatts (MW) médios. Mesmo com o aumento, trata-se da pior taxa registrada desde março, quando houve queda de 0,1% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Com relação a setembro, o consumo verificado em outubro subiu 1,1%. No acumulado de 12 meses, a alta é de 3,6%.

"A atividade econômica ainda se mantém aquecida, porém com menor intensidade", avaliam os técnicos do ONS no Boletim da Carga Mensal. A redução da atividade foi o principal fator de desaceleração no consumo de energia nas Regiões Sudeste e Sul. Na primeira, o crescimento do consumo com relação a outubro do ano passado foi de 2,4%, para 33.125 MW médios.

"A crise internacional afetou o desempenho da atividade econômica na região e levou um grande número de empresas, principalmente aquelas ligadas ao setor automobilístico, a reduzir o ritmo de produção, com antecipação de férias coletivas para o mês de outubro, comportamento contrário ao ocorrido nesse mesmo período de 2007, quando a produção se encontrava a pleno vapor", diz o ONS no boletim.

Esse cenário prejudicou o segmento de autopeças, com grande presença na Região Sul, onde o consumo de energia cresceu 2,2% com relação ao mesmo mês do ano anterior, para 8.578 MW médios. Nas duas regiões, a ocorrência de chuvas e temperaturas mais amenas também contribuiu para segurar o consumo de eletricidade.

A Região Norte registrou a maior alta no mês, de 5,3%, para 3.786 MW médios, movimento provocado pela manutenção das atividades dos produtores eletrointensivos, que são os maiores consumidores da região. "Cabe destacar que parte do crescimento verificado no mês em curso está associado ao aumento da carga de um consumidor livre, devido à redução temporária de parte de sua produção", diz o texto.

No Nordeste, a alta foi de 3%, para 7.887 MW, provocada por efeitos sazonais, como a moagem de cana-de-açúcar.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]