• Carregando...

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) opera em território positivo nesta sexta-feira (4). O índice Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, teve alta de 1,70%, aos 56.652 pontos, em linha com os ganhos vistos nos mercados estrangeiros.

Apesar do segundo resultado positivo seguido, a Bovespa não conseguiu se recuperar totalmente das perdas registradas no início da semana. Em relação a sexta-feira da semana passada (28 de agosto), o índice teve perdas de 1,81%.

Nos EUA, houve ânimo com a a redução do fechamento de vagas na economia, que ficou em 216 mil vagas em agosto. A taxa de desemprego, porém, subiu de 9,4% para 9,7%, extrapolando as previsões e atingindo o maior patamar desde 1983.

Reforçando a tendência positiva, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que a economia do Brasil teve crescimento entre 1,8% e 2% no segundo trimestre deste ano. Segundo ele, o Brasil mostrou forte reação econômica nos meses de junho e julho.

Conforme Mantega, a economia voltará a andar sozinha no futuro, mas esse momento ainda não chegou. Ele afirmou que não há novas desonerações à vista no Brasil, mas que continuará alerta. O ministrou frisou que mantém sua previsão de crescimento de 1% do PIB neste ano e de 5% em 2010.

Ações

No mercado brasileiro, pesavam também as ações de grandes construtoras domésticas, que haviam sido fortemente castigadas nos últimos dias em meio a anúncios de ofertas de ações e uma fusão, ganhavam fôlego.

Em destaque, Cyrela teve valorização de 8,5%, seguida de perto pela Rossi Residencial e pela Gafisa, que subiram, respectivamente, 6,76% e 5,11% nesta sexta-feira. O setor de construção puxou a valorização da Bovespa neste ano de 2009, subindo mais de 180% desde 1º de janeiro até o início desta semana.

Mercado externo

O índice Dow Jones, referência para o mercado de Nova York, teve alta de 1,03% nesta sexta-feira, enquanto o indicador Nasdaq, de forte componente de papéis de tecnologia, registrou valorização de 1,79%.

O índice FTSEurofirst 300, referência dos principais papéis europeus, avançou 1,2%, para 960 pontos. Entre os principais mercados, Londres subiu 1,15%, Frankfurt ganhou 1,57% e Paris teve valorização de 1,27%.

O dia foi de valorização também no mercado asiático, onde a sexta-feira encerrou com alta de 0,58% em Xangai e valorização de 2,82% em Hong Kong.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]