• Carregando...
Equipe da PVPE Tecnologia desenvolveu um aplicativo para usuários de vans escolares. | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Equipe da PVPE Tecnologia desenvolveu um aplicativo para usuários de vans escolares.| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

O aplicativo gratuito De Van Pra Escola trouxe mais segurança para o transporte escolar ao permitir que os pais de alunos acompanhem o trajeto dos seus filhos até a escola. Lançado no começo de 2015 por uma startup curitibana, o sistema funciona como uma espécie de Uber das vans escolares, pois além do benefício do acompanhamento do caminho percorrido, ele conecta os motoristas às famílias que precisam utilizar o serviço. Depois de pouco mais de um ano de operação a empresa já recebeu mais de R$500 mil em investimento anjo e está presente em 40 escolas pelo país, com mais de 350 motoristas ativos.

De acordo com o empresário Eduardo Rodrigues, CEO da DVPE Tecnologia, empresa que desenvolveu a ferramenta, a ideia surgiu a partir de uma necessidade identificada ao procurar por uma van escolar. A carência do mercado por um sistema que permitisse uma busca fácil por um transporte deste tipo, junto do potencial de expansão do negócio foram os pontos que motivaram os empreendedores a investirem na solução. “Até existem outras empresas que fazem o rastreio da van, mas nenhuma com esta visão de serviço que agrega valor ao processo,” explica.

A startup não cobra de nenhuma das partes envolvidas pela utilização do sistema – pais de alunos, motoristas e escola – e há pouco mais de três meses aposta em um modelo de negócios que oferece os benefícios de um clube de compras para os pais e motoristas cadastrados, todos regularizados pelas respectivas prefeituras.

Vantagens

Além da segurança dos pais, a startup garante também a privacidade do condutor, já que os familiares acompanham o trajeto da van apenas durante o período em que o seu filho está embarcado.

O clube já conta com cerca de 50 estabelecimentos parceiros, que oferecem benefícios em produtos e serviços para estimular o engajamento dos usuários com a plataforma. A negociação com cada uma das empresas parceiras, segundo Rodrigues, varia de acordo com a necessidade – enquanto alguns pagam um valor fixo pelo anúncio no clube, outros negociam uma porcentagem sobre as vendas.

De acordo com o empreendedor ainda há aporte financeiro para ser feito ao longo de mais um ano, mas a crença da equipe é que até novembro deste ano a empresa consiga caminhar com as próprias pernas.

Para o ano que vem a startup pretende captar um novo investimento, desta vez na casa dos milhões, para expandir sua atuação para o restante do Brasil e a América Latina. “Já estamos trabalhando em uma versão em inglês, pois o mercado internacional é bastante acessível,” explica. “Buscamos um novo aporte, entre R$ 5 e 10 milhões. Tudo vai depender das condições do mercado.”

Entenda como funciona o aplicativo De Van Pra Escola

A startup oferece uma versão do aplicativo para o motorista da van, uma para o pai do aluno e outra para a escola. Para que o sistema de busca funcione, os motoristas precisam mapear o trajeto por onde passam regularmente. Desta forma o software consegue informar aos pais qual a van com percurso mais próximo da sua casa no momento da busca, que leva em consideração ainda a lotação, o horário e a escola de destino.

Uma vez que a van tenha sido escolhida pela família, o sistema envia um primeiro alerta ao celular do pai cerca de 30 minutos antes da chegada do veículo – o mesmo acontece minutos antes de o aluno embarcar na volta para casa. “Fizemos isso para que o pai possa avisar o motorista caso a criança não vá para a escola naquele dia, ou até mesmo para os pais que eventualmente desejam buscar os filhos no colégio”, explica Rodrigues.

Para o motorista, há a necessidade do preenchimento de um cadastro no site da empresa, onde ele informa os nomes, endereços e a escola de cada aluno que transporta. Conforme ele vai buscando cada um dos passageiros, informa o aplicativo do embarque e uma nova notificação é enviada ao pai do próximo passageiro dizendo que a van está chegando em poucos minutos. Assim que o último aluno é apanhado o sistema avisa a escola que a van está a caminho.

Do lado da escola, o maior benefício do sistema é a organização da chegada dos alunos, assim como o embarque na volta para casa. “Com isso a escola consegue se preparar para que as crianças estejam prontas quando a van chegar,” conta Rodrigues. “Assim nós ajudamos a escola a evitar problemas de trânsito com o acúmulo de veículos na rua durante o embarque e desembarque.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]