• Carregando...

A inauguração das oito salas de cinema da rede UCI, no início do mês, coincide com a comemoração do primeiro aniversário do Shopping Palladium, o maior da cidade. Fechado o balanço de seus primeiros 12 meses, o presidente do grupo Tacla, Anibal Tacla, diz que os números do empreendimento "seguem dentro do esperado".

O faturamento no período ficou perto de R$ 370 milhões. A meta, diz Tacla, é chegar a R$ 500 milhões, em média, para cada 12 meses – o que deve acontecer em até três anos. No mesmo prazo, a média de visitantes deve chegar a 1,2 milhão por mês. "Ainda estamos traçando o perfil do nosso público. Mas os cadastramentos feitos nas datas comemorativas mostram que 80% das pessoas mora dentro da área de influência do shopping." O que não é pouco. No caso do Palladium, a estimativa é de algo em torno de 950 mil pessoas.

Tacla diz que, sem uma base de comparação, é difícil avaliar se houve algum impacto da crise financeira no empreendimento. Ele acredita, no entanto, que de maneira geral os danos reais à economia foram muito menores do que o esperado. "O governo atuou de forma rápida e acertada. Não houve quedas grandes, por um longo período. Por isso, a expectativa para este ano é bastante positiva."

Vacância

O Palladium tem 356 lojas. Segundo Tacla, apenas 11 delas estão desocupadas atualmente – o índice de vacância é de 3,5%. A média nacional em março foi de 1,6%, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Segundo a entidade, o índice segue em trajetória de queda – em 2008, a vacância média era de 2,6% –, e confirma o aquecimento do comércio varejista em empreendimentos de todo país.

Inauguração

Das onze lojas fechadas no Palladium, Tacla diz que quatro estão em negociação e outras três já estão em obras – uma delas vai abrigar a primeira Adidas Performance Store de Curitiba. Também estão em andamento as obras da sala de cinema Imax (com projeção 3D) – segunda da rede no país e a primeira com projeção digital. A inauguração deve acontecer em março, mas a data ainda é mantida em segredo pela administração.

As obras estruturais do Palladium também devem estar finalizadas ao longo dos próximos dias, quando termina de ser trocado todo seu piso – que foi danificado durante a conclusão do empreendimento, devido a um erro no sistema de colocação. A troca começou em setembro do ano passado e demorou bem mais do que o esperado. Quando as 16 mil peças importadas chegaram ao país, a expectativa era de que o piso estivesse todo trocado em ainda em dezembro. Segundo Tacla, esta é a última obra estrutural necessária no empreendimento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]