• Carregando...
Parte da solução definitiva para carregar o celular está em identificar os lugares que as pessoas mais frequentam dentro de casa. | CHRIS PHILPOT/NYT
Parte da solução definitiva para carregar o celular está em identificar os lugares que as pessoas mais frequentam dentro de casa.| Foto: CHRIS PHILPOT/NYT

Além de ficarem maiores, muitos dos smartphones mais são compostos basicamente por vidro. A tendência não é parte de uma ampla conspiração para fazer com que seu celular quebre mais fácil e você tenha que comprar outro. Isso acontece, na verdade, porque o vidro permite que a energia passe através do aparelho para que este possa ser carregado sem cabos, ou por Wi-Fi. A tecnologia baseia-se em indução magnética, que envolve o uso de uma corrente elétrica para gerar um campo magnético, criando uma tensão que carrega o telefone sem precisar de um cabo para conectá-lo.

Muita gente está animada com a perspectiva de carregar o celular dessa maneira. Um estudo feito pela SurveyMonkey descobriu que o carregamento sem fio era a característica mais esperada nos iPhones lançados no ano passado. No entanto, em um levantamento feito pela empresa de pesquisa IHS, apenas 29 por cento disseram que usaram carregamento wireless no ano passado.

Isso pode ser porque o carregamento sem cabo não é verdadeiramente wireless. As pessoas normalmente precisam de acessórios de empresas como a Samsung, Mophie e Anker para realizar esse tipo de carregamento da bateria. E mesmo não tendo que bloquear a mobilidade do seu celular com um cabo, os próprios acessórios têm que ser colocados na tomada.

LEIA TAMBÉM: WhatsApp testa “modo férias” e conexão com outras redes sociais

Há um outro ponto também: o carregamento sem fio é menos eficiente na transferência de energia do que um cabo e, portanto, mais lento. (A Mophie disse que, geralmente, quando os dois tipos de carregadores estavam na mesma potência, o sem fio teve uma velocidade mais lenta, por volta de 15 por cento menor.)

Então, qual é a ideia?

Charlie Quong, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Mophie, disse que, ao colocar estes carregadores sem fio em áreas onde as pessoas ficam muito tempo – como o quarto, o carro e o escritório –, isso permitiria que os celulares fossem carregados com maior frequência, eliminando o aborrecimento de conectar a uma tomada.

Os produtos ajudam as pessoas “a carregar o celular durante o dia todo sem ter que imobilizá-lo. É muito, muito conveniente”, disse Quong.

Como um cético de carregadores sem fio, eu estava ansioso para encontrar uma utilidade para a tecnologia. Assim, espalhei os carregadores em pontos de minha rotina diária: ao lado da minha cama, no meu carro, na minha mala de mão, na mesa do meu escritório e na mesa da sala.

No final, eu consideraria manter um carregador sem fio apenas no quarto ou em uma maleta. Aqui está o que descobri:

– No quarto

Dois tipos de carregadores wireless podem ser colocados sobre o criado-mudo: os pads e os stands.

O pad é um disco e você coloca o seu celular deitado sobre ele. O stand mantém seu telefone na posição vertical para que a tela possa ser vista enquanto carrega. Eu testei um pad carregador do Mophie e o stand PowerWave da Anker.

O stand é conveniente.

Neste caso, o suporte de carregamento foi benéfico. Ele apoiou o celular e o deixou em um ângulo que o transformou em um despertador – com um rápido toque na tela, vejo o horário, desativo o alarme e acesso os alertas do calendário. À noite, quando as luzes estavam apagadas, colocar o celular no aparelho era mais fácil do que procurar o fio para plugá-lo. E o carregamento mais lento da bateria pouco importava, já que eu estava dormindo.

O pad foi menos útil. Com o celular deitado, tive que tirá-lo do carregador toda vez que queria dar uma conferida.

LEIA TAMBÉM: Itaú quer transformar banco em algo “cool”

– No escritório

Um pad ou stand de carregamento wireless também pode ser colocado em sua mesa de trabalho. A ideia é colocar seu celular de forma rápida no carregador em qualquer momento que você chega à mesa.

O carregamento sem fio é menos eficiente.

Ele não é benéfico em um ambiente de trabalho, supondo que você se preocupa com velocidade e produtividade.

Se quer que seu dispositivo permaneça carregado entre as reuniões, a velocidade mais lenta é inconveniente. No meu teste, o stand Anker levou cerca de 10 minutos a mais para repor 25 por cento da bateria do que um carregador com fio.

A outra desvantagem no escritório é que não é muito fácil usar o celular para mandar uma mensagem sem removê-lo do carregador. Com um cabo, você pode fazer todas as suas tarefas importantes, mesmo conectado.

Em uma maleta

Para quando estiver em trânsito, a Mophie oferece um jogo com carga indutiva embutida. Tudo o que você precisa fazer é colocar o telefone em cima do pack de bateria. Convenientemente, ele não está limitado por uma tomada, fazendo deste um dos poucos produtos verdadeiramente sem fio.

Isso às vezes é conveniente.

Uma bateria sem fio foi ótimo para sair à noite. Durante o jantar com minha parceira, não precisamos de um cabo: colocamos a bateria na mesa e revezamos o carregamento de nossos celulares.

Um pack de bateria sem fio foi menos prático durante os trajetos, por exemplo, enquanto eu estava no transporte público, porque não era possível carregar o celular e usá-lo ao mesmo tempo. Felizmente, o pack da Mophie inclui uma porta para ligar um cabo de alimentação nesses momentos.

LEIA TAMBÉM: Renner inaugura primeiras lojas de marca exclusiva para roupas plus size

– Na sala de estar

Você pode deixar um pad de carregamento sem fio para que seus convidados carreguem o celular durante uma visita. Não é apenas conveniente e hospitaleiro, mas é mais estético do que ter cabos por todas as áreas comuns da casa.

Os cabos são melhores.

A menos que todos os seus amigos e membros da família sejam entusiastas da tecnologia, é improvável que tenham celulares capazes que possam ser carregados de forma wireless, sem cabos. É uma aposta mais segura deixar alguns cabos de energia à disposição; se você quiser deixar a casa com aspecto menos bagunçado, é possível organizar os cabos com clipes magnéticos baratos.

Quando não tiver companhia, a outra desvantagem do carregamento sem fio na sala é que você não pode usar o celular enquanto está sendo carregado. Para mim, era mais conveniente ter um cabo extra-longo de smartphone para ficar no sofá e conferir o Instagram.

– No carro

Para os carros, os fabricantes de acessórios oferecem aparelhos sem fio para carregar que podem ser plugados no painel ou no aparelho de som. Eu testei o dispositivo da Mophie, que fica preso a uma das saídas do ar-condicionado e que tem dois braços que seguram o celular. Para ligar o carregador, tive que plugar um fio no painel do carro.

Não é prático.

Muitos carros agora incluem CarPlay ou Android Auto, os sistemas oferecidos pela Apple e pelo Google, que espelham os mapas do celular e aplicativos na tela do console do seu carro. Embora alguns carros possam se conectar com o CarPlay e o Android Auto de maneira wireless, muitos ainda exigem um fio para a conexão. O fio conectado carrega seu celular, então por que se preocupar com um aparelho de carregamento sem fio?

Um desses aparelhos poderia ser mais útil para carros mais antigos, que não disponham do Android Auto ou do CarPlay. No meu carro, que não tem esses sistemas, tenho um aparelho barato que se conecta ao som, assim como um carregador USB. Preferi a minha solução em comparação ao carregador sem fio, porque o meu método carrega de forma mais rápida.

Quong disse que o seu dispositivo foi concebido como uma solução dois-em-um, eliminando a necessidade de comprar dois acessórios separados para prender o celular e carregá-lo ao mesmo tempo. Mas, dado o alto preço (U$70) do Mophie Mount, recomendo o uso do método antigo.

Além disso, de qualquer maneira você vai precisar de um cabo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]