• Carregando...

A demanda por petróleo ainda está contraída por conta da crise econômica mundial, disse a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) nesta sexta-feira (12), mas o pior parece ter passado para o mercado de petróleo, e os estoques poderiam voltar para níveis mais normais até o final do ano.

O cartel reduziu novamente sua previsão para o consumo mundial este ano, prevendo uma queda na demanda de 1,62 milhão de barris por dia (bpd) ante 2008, para 83,8 milhões de barris.

A previsão anterior era de uma redução na demanda de 1,57 milhão de barris/dia.

A organização informou ainda que sua produção cresceu ligeiramente em maio.

No entanto, o grupo disse que um ganho sazonal na demanda e seus próprios esforços de limitar a oferta poderiam reduzir gradualmente os estoques de petróleo.

"O pior parece ter ficado para trás", disse a Opep em seu relatório mensal de petróleo para o mercado.

A Opep informou que sua produção de petróleo, excluindo o Iraque, cresceu para 25,90 milhões de barris por dia em maio, ante 25,78 milhões de barris em abril.

No último ano, a Opep concordou em cortar em 4,2 milhões de barris por dia, o equivalente a 5 por cento da demanda global diária, ante os níveis de produção de setembro, em uma tentativa de sustentar os preços.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]