• Carregando...

O governador Roberto Requião comemorou as obras no Paraná que serão contempladas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), lançado nesta segunda-feira, em Brasília, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O plano, segundo informações do site da agência estadual de notícias, promete investir em várias obras nas áreas de transporte e logística no Paraná.

Nessas duas áreas, ainda segundo a agência, o Paraná será contemplado com obras na BR-153, com a pavimentação do trecho Ventania-Alto do Amparo; a construção da segunda ponte internacional sobre o rio Paraná; a adequação do contorno leste de Curitiba, na BR-116; e construção e recuperação de berços do Porto de Paranaguá.

"É o primeiro passo de uma grande caminhada", afirmou o governador Roberto Requião, que compareceu ao lançamento do PAC, ao lado de 25 governadores, autoridades políticas e empresários.

Os investimentos foram anunciados por região. No que se refere aos aeroportos, a região Sul vai receber investimentos de R$ 601 milhões de 2007 a 2010, com ampliação da capacidade de passageiros. O Aeroporto Internacional Afonso Pena, de acordo com a agência estadual de notícias, terá nos próximos quatro anos ampliação da pista de pouso e do terminal de cargas em mais de 5 mil metros quadrados.

O PAC prevê um investimento total de R$ 503,9 bilhões nos próximos quatro anos. Durante o anúncio do plano, o presidente Lula destacou que deve contar com a ajuda do Congresso Nacional, dos governadores e da iniciativa privada para implementar as cerca de 50 medidas estabelecidas no pacote.

"Começou uma nova caminhada, em alguns setores menos do que a gente gostaria, mas sempre com iniciativas positivas em todas as áreas", disse Requião.

Ao contrário de vários governadores presentes, Requião, segundo a agência estadual de notícias, não criticou o PAC e nem reclamou dos projetos destinados ao Paraná. "Eu não diria que tudo foi contemplado, mas é um importante passo, uma importante iniciativa", afirmou ele.

Transbrasiliana

A conclusão das obras de pavimentação da BR-153, conhecida como Transbrasiliana, no Paraná esteve desde o início de 2003 entre os principais pleitos do Governo do Estado ao Governo Federal.

A obra - uma reivindicação histórica dos transportadores – se arrasta desde a década de 60, quando foi iniciada a construção do primeiro trecho. A rodovia cruza o Estado desde Jacarezinho, no Norte Pioneiro, até General Carneiro, na divisa com Santa Catarina. Contudo, somente os 80 quilômetros entre Tibagi e Alto do Amparo ainda não são pavimentados.

Também conhecida como rodovia Belém-Brasília, a BR-153 corta todo o Brasil passando pelos Estados do Pará, Tocantins, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, terminando no sul do país, em Aceguá, no Rio Grande do Sul.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]