i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Personalidade

Paraná perde liderança empresarial

  • PorCinthia Scheffer
  • 20/09/2005 18:37

Curitiba – Empresário com visão futurista, corajoso e responsável pelo fortalecimento da Associação Comercial do Paraná (ACP). Essa é uma das descrições feitas por lideranças empresariais paranaenses de Carlos Alberto Pereira de Oliveira, morto no domingo, aos 91 anos. O médico oftalmologista, comerciante e industrial do setor de sacarias presidiu a ACP por 14 anos (de 1976 a 1990), época em que dirigiu também a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Atualmente, Oliveira era vice-presidente honorário da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e membro dos conselhos consultivos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Companhia Paranaense de Eletricidade (Copel) e da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). Segundo o neto Carlos Alberto Araújo de Oliveira, o empresário estava hospitalizado havia cerca de dois meses e morreu em decorrência da idade avançada.

Entre os principais trabalhos de Oliveira está a informatização da Associação Comercial do Paraná e do Sistema de Proteção ao Crédito (Seproc). Também foi ele o criador dos conselhos de classe da ACP (de jovens, mulheres executivas e de informática), atuantes até hoje. "Ele foi responsável por fortalecer a ACP no cenário nacional", lembra o atual presidente da associação, Cláudio Slaviero. "Eu tinha um respeito muito grande por Carlos Alberto, uma pessoa corajosa, que tinha como máxima na vida não mentir e não ofender."

Para o atual presidente da Faciap, Jefferson Nogaroli, a morte de Oliveira é uma grande perda para a classe empresarial. "Já na década de 70, quando o associativismo passava por grandes modificações e seu conceito ainda era pouco conhecido no Brasil, ele lutava por medidas que tinham como objetivo fortalecer e trazer novas práticas para o Paraná", lembra. "Era um homem de visão futurista."

Em nome da entidade, o vice-presidente da Fiep, Ardisson Akel, disse que Oliveira foi um grande defensor da empresa brasileira e da livre iniciativa com responsabilidade social. "Perdemos um grande homem. Procurei sempre seguir a sabedoria dele como um dos grandes pensadores dos movimentos empresariais."

Carlos Alberto de Oliveira também foi membro de conselhos no antigo Banestado, no Banco do Desenvolvimento do Estado do Paraná (Badep) e no Conselho Regional de Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR). Durante a 2.º Guerra Mundial, Oliveira foi médico da Cruz Vermelha e, durante o período de ditadura no Brasil, era reconhecido pela sua postura política independente. Oliveira era natural de Curitiba, casado com Clarice Vidal de Oliveira e tinha três filhos, sete netos e quatro bisnetos. O corpo de Oliveira foi sepultado ontem, no Cemitério Municipal de Curitiba.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.