• Carregando...

Curitiba – Empresário com visão futurista, corajoso e responsável pelo fortalecimento da Associação Comercial do Paraná (ACP). Essa é uma das descrições feitas por lideranças empresariais paranaenses de Carlos Alberto Pereira de Oliveira, morto no domingo, aos 91 anos. O médico oftalmologista, comerciante e industrial do setor de sacarias presidiu a ACP por 14 anos (de 1976 a 1990), época em que dirigiu também a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Atualmente, Oliveira era vice-presidente honorário da Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB) e membro dos conselhos consultivos da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), da Companhia Paranaense de Eletricidade (Copel) e da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio). Segundo o neto Carlos Alberto Araújo de Oliveira, o empresário estava hospitalizado havia cerca de dois meses e morreu em decorrência da idade avançada.

Entre os principais trabalhos de Oliveira está a informatização da Associação Comercial do Paraná e do Sistema de Proteção ao Crédito (Seproc). Também foi ele o criador dos conselhos de classe da ACP (de jovens, mulheres executivas e de informática), atuantes até hoje. "Ele foi responsável por fortalecer a ACP no cenário nacional", lembra o atual presidente da associação, Cláudio Slaviero. "Eu tinha um respeito muito grande por Carlos Alberto, uma pessoa corajosa, que tinha como máxima na vida não mentir e não ofender."

Para o atual presidente da Faciap, Jefferson Nogaroli, a morte de Oliveira é uma grande perda para a classe empresarial. "Já na década de 70, quando o associativismo passava por grandes modificações e seu conceito ainda era pouco conhecido no Brasil, ele lutava por medidas que tinham como objetivo fortalecer e trazer novas práticas para o Paraná", lembra. "Era um homem de visão futurista."

Em nome da entidade, o vice-presidente da Fiep, Ardisson Akel, disse que Oliveira foi um grande defensor da empresa brasileira e da livre iniciativa com responsabilidade social. "Perdemos um grande homem. Procurei sempre seguir a sabedoria dele como um dos grandes pensadores dos movimentos empresariais."

Carlos Alberto de Oliveira também foi membro de conselhos no antigo Banestado, no Banco do Desenvolvimento do Estado do Paraná (Badep) e no Conselho Regional de Representantes Comerciais do Paraná (Core-PR). Durante a 2.º Guerra Mundial, Oliveira foi médico da Cruz Vermelha e, durante o período de ditadura no Brasil, era reconhecido pela sua postura política independente. Oliveira era natural de Curitiba, casado com Clarice Vidal de Oliveira e tinha três filhos, sete netos e quatro bisnetos. O corpo de Oliveira foi sepultado ontem, no Cemitério Municipal de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]