• Carregando...
Segundo as projeções de longevidade do IBGE, os paranaenses que chegam aos 65 anos têm expectativa de viver até os 84, em média. | Brunno Covello/Gazeta do Povo
Segundo as projeções de longevidade do IBGE, os paranaenses que chegam aos 65 anos têm expectativa de viver até os 84, em média.| Foto: Brunno Covello/Gazeta do Povo

Os paranaenses terão, em média, 18,8 anos para aproveitar a aposentadoria se a reforma da Previdência for aprovada em sua forma original. Essa é a atual expectativa de vida dos habitantes do estado que completam 65 anos, idade mínima de aposentadoria proposta pelo governo.

Confira o mapa da aposentadoria no Brasil

As projeções de longevidade são calculadas pelo IBGE com base nas taxas de mortalidade de cada estado. Sob esse critério, o Paraná tem o sétimo melhor índice do país.

No Espírito Santo, estado em que os idosos têm a maior expectativa de vida, o tempo médio de aposentadoria chegará a 20,3 anos, em média, se entrar em vigor a idade mínima de 65. Na sequência aparecem Santa Catarina (20 anos), São Paulo (19,4), Minas Gerais (19,3), Distrito Federal (19,3) e Rio Grande do Sul (19,2).

Se persistir a tendência de aumento da longevidade dos brasileiros, é provável que todos esses números sejam ligeiramente maiores quando a idade mínima de 65 anos entrar definitivamente em vigor, na década de 2030, após o período de transição proposto pelo governo.

Aposentadoria mais curta

Em comparação com as regras atuais, a nova legislação deve encurtar em pouco mais de cinco anos o tempo que os paranaenses têm para aproveitar a aposentadoria.

“Aposentômetro” calcula quanto tempo falta para aposentadoria

Segundo dados do INSS, os trabalhadores urbanos do estado se aposentam aos 58,7 anos, na média das aposentadorias por idade e tempo de contribuição. E têm pela frente algo em torno de 24 anos de vida, a julgar pela projeção de longevidade do IBGE – nesse caso, a expectativa de vida dos que chegam aos 60 anos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]