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Em razão dos últimos atrasos ocorridos no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, o Procon-PR disponibilizou no seu site www.pr.gov.br/proconpr um link ("atrasos de vôo) para os passageiros registrarem suas reclamações.

A operação dos controladores de vôos desencadeou vários atrasos pelos aeroportos brasileiros. Em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, um problema de falhas de comunicação nas rádio freqüências do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 2) contribuíram para o aumento do tempo de espera.

De acordo com a coordenadora do Procon-PR, Ivanira Gavião Pinheiro, todas as queixas recebidas serão analisadas pelo setor competente, existindo a possibilidade de se realizar uma reunião com as empresas de aviação para solucionar os problemas, caso haja um número significativo de reclamações.

A coordenadora afirma que em atrasos de mais de quatro horas, as companhias aéreas são obrigadas a arcar com custos de alimentação, transporte e possíveis hospedagens do passageiro. "Portanto, o consumidor que se sentiu prejudicado por alguma companhia deve procurar o Procon, informando todos os dados relacionados. Se o consumidor, no entanto, teve algum dano moral ou material decorrente dos atrasos, deverá acionar a justiça comum", explica.

As reclamações também podem ser registradas na sede do Procon-PR, Alameda Cabral, 184, Centro, Curitiba, entre 9 e 17 horas, com a apresentação de todos os documentos relacionados à viagem, bem como RG, CPF e comprovante de residência.

Os atrasos no Aeroporto Afonso Pena são mais comuns do que se imagina. Segundo a Infraero, os atrasos são notados desde setembro.

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