• Carregando...
 | Divulgação
| Foto: Divulgação

A PepsiCo, fabricante de produtos como Quaker, Toddy e Gatorade, vai trazer para o Paraná a produção da batata Lay’s, que retornou ao mercado brasileiro em 2013 depois de 12 anos. Inicialmente, a produção estava concentrada na região Sudeste, na fábrica do grupo em Sete Lagoas, em Minas Gerais. A crescente demanda pelo produto no Sul do país e a estratégia de otimização da malha logística motivaram a vinda para a fábrica instalada em Curitiba.

Veja como é fabricado o salgadinho Cheetos

Eduardo Sacchi, diretor de manufatura da PepsiCo Nacional, afirma que a nova operação na unidade curitibana vai atender os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e que o volume de produção também deverá aumentar. “Isso vai movimentar vários mercados da região, como o dos produtores rurais, manufatura, supply chain, transporte e otimização de frete”.

Como a fábrica em Curitiba já atua com foco na produção de salgadinhos e snacks, poucas mudanças foram feitas no processo entre a colheita até a chegada ao consumidor. A única mudança na estrutura da empresa foi a vinda de um novo sistema de empacotamento, que produz as embalagens exclusivas da marca Lay’s, nos formatos push pop (30g) e pillow (96g). Para isso, os funcionários da empresa visitaram outras fábricas e aprenderam a trabalhar com o novo sistema.

Além disso, os produtores rurais da cidade de Contenda (PR), que já recebiam suporte da PepsiCo através do Programa Agro, que incentiva a prática sustentável, receberam também o apoio da empresa para aumentar a produção e conseguir suprir a nova demanda da fábrica.

Produção com responsabilidade

Ao todo, a PepsiCo possui 15 fábricas em todo território nacional, operando 32 marcas. Em Curitiba, a fábrica da Pepsico possui 90 mil m² e conta com aproximadamente 400 funcionários, distribuídos por seis linhas de produção. Na região Sul há também outra fábrica em Porto Alegre (RS), voltada para o mercado de cereais.

Sacchi reforça a preocupação do grupo com a sustentabilidade. Ele explica que toda a água usada no processo de fabricação é reutilizada e que os alimentos descartados são destinados ao consumo animal.

Veja como é feito o salgadinho Cheetos

Curitiba abriga a segunda maior fábrica de salgadinhos do país. Daqui saem todos os snacks da Elma Chips que são consumidos nos três estados da região sul. A equipe do Gaz + foi conferir de perto como funciona a produção do Cheetos, um dos mais vendidos.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]