• Carregando...

Após dois anos de negociações, a Perdigão conseguiu concretizar a compra de 51% das ações que a Parmalat tinha na Batávia S/A, indústria de laticínios de Carambeí, na região dos Campos Gerais. O negócio foi fechado nesta sexta-feira, quando a assembléia de credores da Parmalat no Brasil aprovou a venda do grupo para o fundo de investimentos Latin America Equity Partners (Laep). O fundo, por sua vez, repassou as ações da Batávia para a Perdigão por R$ 101 milhões. No entanto, o negócio ainda precisa ser homologado pela 1.ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, onde tramita o processo da Parmalat.

De acordo com Marcelo Bertoldi, advogado que representa a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda. (CCLPL) e a Agromilk – que juntas detêm os 49% restantes das ações da Batávia – a venda do controle acionário só foi possível após um consenso entre estas duas empresas: ambas foram favoráveis à entrada da Perdigão no negócio e abriram mão das pendências jurídicas com a Parmalat.

Em fevereiro de 2004, uma liminar afastou a multinacional italiana da direção da indústria. "Trocamos uma acionista problemática por uma competente. As cooperativas estão satisfeitas com o negócio", disse Bertoldi.

Com o negócio, a Perdigão estreita ainda mais as relações com a indústria de Carambeí. Em 2000, a empresa catarinense comprou 51% do frigorífico da Batávia e, no ano seguinte, adquiriu o restante. Desde então, ela utiliza a marca Batavo sob licenciamento para a linha de produtos à base de carne. "Essa relação absolutamente transparente foi facilitadora para concretizar a venda", disse o diretor de desenvolvimento de negócios da Perdigão, Nelson Vas Hacklauer. O contrato também prevê que a Batávia continue usando a marca Pamalat nos produtos lácteos.

Leia mais sobre os projetos da Perdigão na Batávia no site da versão impressa da Gazeta do Povo (conteúdo exclusivo para assinantes)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]