• Carregando...

A Petrobras informou que concluiu a perfuração do poço exploratório 4-PM-53, em águas rasas da bacia de Campos, revelando a descoberta de uma nova área produtora ao lado do campo de Pampo, onde já existe infraestrutura de produção.

O volume de óleo recuperável da área situada a 200 metros da lâmina d'água foi estimado pela empresa em 25 milhões de barris de óleo equivalente (boe). A produção diária pode atingir 3 mil boe.

A bacia de Campos é responsável por cerca de 80 por cento da produção brasileira de petróleo, atualmente em torno dos 2 milhões de barris por dia.

A qualidade do petróleo é de 20 graus API, medida internacional que melhora quanto mais se aproxima de 50.

"Devido à qualidade e à espessura do reservatório, estima-se que a vazão de óleo do poço será de cerca de três mil barris por dia. Esta descoberta abre uma importante frente exploratória a leste das concessões de Pampo e Bicudo", afirmou a Petrobras em nota nesta quinta-feira.

A previsão é de que a produção seja iniciada ainda este ano utilizando a infraestrutura do campo de Pampo ou de Bicudo, que também fica próximo à nova área.

Segundo nota da Petrobras, a descoberta segue uma estratégia exploratória de intensificar os trabalhos próximos a campos em produção. O objetivo seria aproveitar a capacidade das instalações existentes para diminuir custos de produção e agilizar a extração de novos volumes de óleo.

"A companhia pretende perfurar novos poços na região", informou a estatal sem dar detalhes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]