• Carregando...

Rio (AE) – A Petrobrás anunciou ontem a viabilidade comercial de um novo campo gigante de petróleo ao sul da Bacia de Campos. Segundo comunicado de comercialidade da área, enviado ontem à Agência Nacional do Petróleo (ANP), o campo BC-20, ou Papa-Terra, descoberto em 2003, tem reservas potenciais entre 700 milhões e 1 bilhão de barris de óleo, ou o equivalente a quase 10% das reservas nacionais somadas.

A área é operada pela Petrobrás, com 62,5% da concessão adquirida em 1998, em parceria com a Chevron (37,5%). A expectativa da estatal é que o novo campo possa começar a produzir no final de 2011. O campo tem óleo considerado bastante pesado, com grau API (avaliação internacional que mede a leveza do óleo) variando entre 14 e 17 (quanto mais próximo de 50, mais leve). A desvantagem deste óleo é que ele tem custo mais elevado de extração e refino, além de ser desvalorizado no mercado internacional.

Para o diretor do Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), Adriano Pires, entretanto, a declaração de comercialidade do campo está em linha com os projetos da Petrobrás para o melhor aproveitamento do óleo pesado encontrado na costa brasileira, especialmente ao sul da Bacia de Campos.

A estatal vem fazendo investimentos de US$ 2 bilhões para adaptar suas refinarias para o processamento deste óleo pesado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]