• Carregando...

A Petrobras informou nesta terça-feira (19) que concluiu a perfuração de mais um poço na área de Franco, uma das seis cedidas pelo governo à Petrobras em troca de ações da companhia em 2010, a chamada cessão onerosa. Com a operação, a Petrobras recebeu as áreas para produzir até o limite de 5 bilhões de barris de petróleo.

Segundo a estatal, o óleo é de boa qualidade, 28 graus API, em uma escala que quanto mais perto de 50 mais qualidade tem o óleo. O poço, batizado de Franco Leste, chegou à profundidade final de 5.900 metros. O poço está situado a 2.011 da lâmina d'água, e a 200 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro, e a 7,5 quilômetros distante do poço descobridor (Franco), que indicou que havia petróleo na área. A Petrobras não informou o volume das reservas.

Maior que Libra

De acordo com a diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Magda Chambriard, Franco poderá ser maior do que Libra, vendido em leilão em outubro e onde são estimadas reservas de até 12 bilhões de barris.

Inicialmente, a estimativa das reservas de Franco, divulgadas em 2010, por ocasião da cessão onerosa, era de cerca de 4,5 bilhões de barris. Desse total, 3 bilhões de barris foram dados em troca de ações da companhia durante a mega capitalização da empresa.

Outros dois bilhões estão divididos em outros campos do pré-sal de menor porte: Florim, Sul de Guará, Entorno de Iara, Sul de Tupi, Nordeste de Tupi, e uma área contingente (Peroba), somando o total de R$ 74,8 bilhões, valor equivalente às ações cedidas pela Petrobras à União.

Na época, se estabeleceu um valor para o petróleo produzido no local de US$ 8,51, valor que será renegociado no ano que vem entre a empresa e o governo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]