• Carregando...

A Petrobras e a portuguesa Galp Energia assinaram nesta quarta-feira um termo de compromisso para a produção de 600 mil toneladas por ano de óleos vegetais no Brasil e a comercialização e distribuição do biodiesel em Portugal e na Europa, informou a estatal brasileira.

Segundo a Petrobras, a assinatura do termo demonstra a viabilidade de estudos sobre biocombustíveis que começaram a ser feitos em conjunto pelas empresas em maio.

O acordo estipula a formação de uma sociedade com participação de 50 por cento de cada empresa.

A sociedade destinará 300 mil toneladas de óleo vegetal para refinarias da Galp e mais 300 mil para processamento pela Petrobras, que depois exportará o biodiesel resultante para Portugal ou outros países europeus.

"A assinatura deste termo atende às metas do Plano Estratégico da Petrobras no sentido de ampliar a participação da companhia no mercado nacional e internacional em biocombustíveis", informou a estatal em nota.

"Além disso, a associação com a Galp é promissora uma vez que no Brasil a produção de biodiesel prevista para 2008 gera disponibilidade para exportação quase que imediata", acrescentou a empresa.

Em Portugal, a legislação local estabelece a utilização de 10 por cento de biocombustíveis a partir de 2010.

O termo foi assinado em Lisboa, como parte da reunião de cúpula da União Européia com o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]