• Carregando...

Gasolina ficará mais barata no ano que vem, dizem analistas

Analistas do mercado financeiro começam a trabalhar com a possibilidade de os preços da gasolina e do óleo diesel serem reduzidos pela Petrobras no primeiro semestre de 2009.

Leia matéria completa

A Petrobras vem adotando a política de manter os preços da gasolina e do óleo diesel estáveis. Reajustes só saem quando fica claro que há um novo patamar de custos para a companhia. "A empresa segurou a pressão quando o petróleo disparou neste ano porque foi um movimento de curto prazo", lembra Edmar de Almeida, professor do Grupo de Economia da Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "Mas as médias de preços da Petrobras em prazos longos acabam se alinhando com o mercado internacional. A gasolina sobe menos quando o petróleo dispara e cai menos quando o sinal inverte."

Nos últimos meses, a Petrobras subsidiou a gasolina e o óleo diesel vendidos no país. O resultado do segmento de refino, negativo nos três primeiros trimestres, foi compensado pela área de extração. Agora, a tendência é oposta e deve haver uma recuperação das margens no refino. Após recompor a rentabilidade, a companhia avaliará se há espaço para uma redução nos preços controlados. Em outros segmentos, o comportamento é diferente. O querosene de aviação, por exemplo, tem alterações mensais nos preços e acompanha as cotações internacionais.

"Espero ver uma pequena queda nos custos da Petrobras nos próximos meses, porque a demanda por materiais e equipamentos vai cair. Isso se somará a um ganho com a gasolina e o diesel", afirma Marco Saravalle, analista da Coinvalores. Assim, a empresa deve manter uma margem de lucro suficiente para bancar seu plano de investimentos. O consumidor ganhará se o resultado dessa conta acabar no azul. (GO)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]