• Carregando...

A Petrobras reduziu o preço do gás natural de produção nacional em 9,7% para as distribuidoras a partir de 1º de maio, de acordo com comunicado divulgado nesta quarta-feira (20) pela estatal. A medida, segundo a empresa, "se baseou em estudos da área comercial da companhia e visa preservar a competitividade do gás natural no mercado."

A empresa disse, em comunicado, que "diante do cenário recente de evolução dos preços dos energéticos e suas consequências sobre os valores estipulados nos contratos de gás natural de origem nacional, a Petrobras resolveu, a seu exclusivo critério, conceder um desconto nestes contratos a partir de maio de 2011".

Na semana passada, a estatal já havia suspendido o reajuste no preço do gás nacional que aconteceria no dia 1º de maio. Por contrato, o reajuste no gás nacional ocorre a cada três meses, em fevereiro, maio, agosto e novembro.

Segundo a Petrobras, o desconto médio de 9,7% será praticado nos próximos três meses (maio a julho). "Além de não afetar a fórmula de precificação vigente, o desconto não constitui mudança nos contratos ou acordo, mantendo-se, portanto, inalterados todos os instrumentos contratuais existentes".

A estatal disse, ainda, que manterá as vendas de gás natural de curto prazo por meio de leilões eletrônicos.

O último leilão, realizado em março, garantiu para as distribuidoras suprimento firme de abril até julho, de 7,8 milhões de metros cúbicos por dia com deságio de 46% em relação ao preço dos contratos que têm reajuste em maio, disse.

O preço de venda da Petrobras do gás natural nacional, incluindo o desconto em 1º de maio e os leilões, se posiciona em média 24% abaixo do preço dos contratos de longo prazo com as distribuidoras, afirmou a estatal, no comunicado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]