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Peugeot Hoggar está entre as apostas para o Brasil | Divulgação
Peugeot Hoggar está entre as apostas para o Brasil| Foto: Divulgação

O Grupo PSA Peugeot Citroën fechou o primeiro trimestre do ano com alta de 27,5% no faturamento em relação a igual período de 2009, para 14 bilhões de euros. O faturamento da divisão automotiva teve crescimento de 22,4% no período, estabelecendo-se em 10,619 bilhões de euros. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira (22) pela empresa.As vendas mundiais do Grupo totalizaram 914 mil unidades, alta de 28,2%. O faturamento gerado pelas vendas de veículos novos cresceu 26,6%. Segundo a companhia, a alta foi influenciada por fatores como crescimento dos volumes (25,9%), a variação do mix de produtos (7%), os preços líquidos (2,5%), a taxa de câmbio (1,9%), o mix de países (0,2 %) e outros efeitos (5,5%).

O destaque ficou para a Europa, que ainda se recupera da crise, onde teve crescimento da participação de mercado em 14,6% no segmento de automóveis e comerciais leves. No primeiro trimestre de 2009, a participação era de 13,5%. O grupo atribui a expansão ao sucesso dos novos modelos Citroën C3, Peugeot 3008 e 5008.

O Brasil também é destacado pela companhia, assim como outros mercados da América Latina, como Argentina, México e Chile. Tais mercados registraram alta de 15%. Somente o Brasil teve alta de 16,7% nas vendas. Assim, os licenciamentos do grupo cresceram 6,7% e a participação no mercado ficou em 5,3% na região.

Para 2010, na Europa, o Grupo PSA prevê uma deterioração dos mercados automobilísticos de cerca de 9% no decorrer do ano. "A participação no mercado da PSA Peugeot Citroën deve continuar a crescer na comparação com 2009", disse a empresa em comunicado. Ela atribui o crescimento ao efeito obtido pelos lançamentos realizados nos últimos meses e pelos lançamentos mais recentes ou em curso, como o Citroën DS3 e o Peugeot RCZ.

O mercado chinês também se destacou, com um crescimento de 27% no primeiro trimestre. O Grupo manteve a participação no mercado em 3,1% e registrou crescimento de 24,2 %.

"Fora da Europa o crescimento das vendas do Grupo PSA deve prosseguir graças ao dinamismo dos mercados e aos lançamentos do Citroën C5 e do Peugeot 408 na China e dos modelos Peugeot Hoggar, C3 Aircross e outros novos carros na América Latina", destaca o relatório.

"Estou confiante em nossa dinâmica comercial e no desenvolvimento de nosso plano de desempenho que permitirão ao Grupo limitar o impacto de um contexto que pode ser difícil na Europa no segundo semestre ", disse em nota o presidente mundial do grupo, Philippe Varin, que acredita em um ano positivo.

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