• Carregando...

O crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) da Alemanha desacelerou para 0,3% no segundo trimestre após uma expansão de 0,5% nos três primeiros meses do ano. O resultado é um sinal de que a crise da dívida pública em outros países da zona do euro começa a afetar a maior economia europeia.

De acordo com o Escritório Federal de Estatísticas, o país registrou um superavit de 0,6% do PIB no primeiro semestre do ano com um aumento na receita estatal de 2,9% na comparação anual. Os dados ajustados sazonalmente mostram que o investimento bruto de capital recuou 0,9% no segundo trimestre.

As exportações impulsionaram o crescimento econômico no segundo trimestre, subindo 2,5%, enquanto os gastos do governo avançaram 0,2% e o consumo privado subiu 0,4%.

O resultado é divulgado uma semana depois de que se informasse uma contração de 0,2% nas economias da zona do euro e nos 27 países membros da União Europeia. Na ocasião, o crescimento foi nulo nas regiões avaliadas, de acordo com o Escritório Estatístico da Europa, o Eurostat.

Na comparação de um ano para o outro, o PIB (Produto Interno Bruto) da zona do euro caiu 0,4% no período de abril a junho, enquanto na União Europeia a redução foi de 0,2%.

No período estudado, pelo menos oito países estavam em recessão, incluindo três das grandes economias do bloco, como Itália, Espanha e Reino Unido. Ainda não foram divulgados dados de todos os países membros.

Dos três países resgatados, estão em recessão Grécia, que teve redução de 6,2% no período interanual, e Portugal, com retração de 1,2%. Ainda não são conhecidos os dados da Irlanda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]