• Carregando...

O Produto Interno Bruto (PIB) da Espanha contraiu-se 0,1% no quarto trimestre de 2009 em comparação com o terceiro - o que mostra que o país continuou em recessão - e caiu 3,1% ante o quarto trimestre de 2008, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). No terceiro trimestre, o PIB espanhol havia encolhido 0,3% na comparação com o segundo e 4,0% ante o terceiro trimestre de 2008. O INE estima que o PIB espanhol tenha caído 3,6% em 2009 como um todo.

Os dados mostram ainda que a Espanha continua atrás da zona do euro (grupo dos 16 países que adotam o euro como moeda) na recuperação; a área de moeda comum voltou a crescer já no terceiro trimestre de 2009, período em que os espanhóis foram os únicos da região a apresentar queda em seu PIB. Muitos países da zona do euro ainda não divulgaram seus dados referentes ao quarto trimestre.

A ministra de Finanças da Espanha, Elena Salgado, previu em entrevista a uma estação de rádio nesta quinta-feira (11) que o país voltará a atingir expansão trimestral ainda este ano. "A economia inteira está numa situação fraca, mas eu acredito que podemos descartar completamente o risco de uma queda maior", disse Salgado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]