• Carregando...

O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu 1% no primeiro trimestre de 2012 em relação aos últimos três meses do ano passado, informou nesta quinta-feira (17) o governo japonês, enquanto a terceira maior economia mundial recupera-se lentamente.

O dado divulgado pelo governo japonês foi ligeiramente acima das expectativas, que eram de um aumento de 0,9%, de acordo com a agência Dow Jones Newswires, enquanto a economia cresceu 4,1% anualizados no período de janeiro a março de 2012.

A cifra anual também bateu as expectativas para o PIB, que eram de crescimento de 3,5%, enquanto as medidas do governo para recuperar a demanda interna e de realizar mais gastos ajudaram a economia atingida pelo desastre do terremoto seguido de tsunami no ano passado.

A economia japonesa também sentiu os efeitos de fortes inundações na Tailândia no fim de 2011, o que prejudicou as redes de fornecimento globais e a capacidade da indústria japonesa, particularmente de eletrônicos e automotiva.

As exportações também têm se recuperado depois que o iene atingiu recordes de alta em relação ao dólar no fim do ano passado, prejudicando a indústria, cujos produtos se tornam mais caros no exterior quando a moeda está valorizada.

O desastre de março do ano passado destruiu complexas cadeias de suprimentos e fechou fábricas, além de ter matado mais de 19.000 pessoas e deixado milhares desaparecidas na costa nordeste do Pacífico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]