• Carregando...
Consumo nos EUA foi mais forte do que o estimado anteriormente. |
Consumo nos EUA foi mais forte do que o estimado anteriormente.| Foto:

A economia dos Estados Unidos cresceu mais rápido do que se esperava no segundo trimestre deste ano, com sólida demanda doméstica, mostrando forte impulso que ainda poderia permitir ao Federal Reserve, banco central norte-americano, aumentar as taxas de juro este ano.

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu ao ritmo anual de 3,7% no trimestre passado, muito acima da taxa de 2,3% estimada no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta quinta-feira, em sua segunda estimativa do PIB.

O relatório do PIB, divulgado na sequência de vendas generalizadas nos mercados, deve oferecer garantias para os cautelosos investidores e autoridades do Fed que os Estados Unidos estão em boa forma para enfrentar as turbulência sobre o crescimento na economia mundial.

As preocupações com a desaceleração na China afetaram fortemente os mercados acionários globais na semana passada, levantando dúvidas sobre se o Fed irá aumentar a sua taxa de juro de curto prazo no próximo mês.

Na quarta-feira, o presidente do Fed de Nova York, William Dudley, disse que a perspectiva para este cenário “parece menos convincente para mim do que era há algumas semanas”.

Ressaltando fundamentos sólidos da economia, uma medida de demanda doméstica privada, que exclui o comércio, estoques e gastos governamentais, aumentou à taxa de 3,3% no período, ao invés dos 2,5% relatados anteriormente.

Os gastos dos consumidores, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, cresceram à taxa de 3,1%, sobre 2,9% divulgados no mês passado.

O mercado de trabalho forte, a gasolina mais barata e preços de casas relativamente mais elevados, que estão impulsionando a riqueza das famílias, estão ajudando a apoiar os gastos dos consumidores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]