• Carregando...

A economia do Japão apresentou uma contração maior que a calculada anteriormente no quarto trimestre do ano passado, segundo informou hoje o gabinete de governo. Os dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) japonês nos três últimos meses de 2010 foram revisados para uma queda de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Anteriormente, o governo havia informado um recuo de 1,1% no período. A revisão ficou em linha com as previsões dos economistas.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2010, o PIB japonês teve contração de 0,3% no último trimestre do ano passado - neste caso, não houve mudança em relação ao cálculo anterior e o resultado ficou em linha com as estimativas dos economistas. Os investimentos foram revisados para alta de 0,5% no quarto trimestre ante o terceiro, menos que o aumento de 0,9% calculado antes. O consumo privado caiu 0,8% na mesma comparação, ficando levemente abaixo da estimativa inicial, de queda de 0,7%.

A revisão dos dados do quarto trimestre confirmou que o Japão foi superado pela China e agora é a terceira maior economia do mundo. O PIB nominal japonês em 2010 foi de 479,179 trilhões de ienes, ou US$ 5,474 trilhões, atrás dos US$ 5,879 trilhões da China no mesmo ano.

Apesar da revisão, o cálculo do crescimento da economia do Japão em 2010 seguiu em 3,9%, sem mudança em relação à estimativa inicial. Com isso, o PIB japonês teve o melhor desempenho entre os países do G-7 (grupo que reúne as sete maiores economias do mundo). As informações são da Dow Jones.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]