Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Desoneração

Planalto descarta renovar IPI da linha branca

Imposto de fogões, geladeiras e máquinas de lavar está zerado desde dezembro do ano passado; medida acaba no próximo sábado

O governo não pretende renovar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para produtos da linha branca, como máquinas de lavar, geladeiras, fogões e tanquinhos, disse o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta quinta-feira (21).

A redução da alíquota do imposto foi anunciada no final do ano passado e está prevista para acabar no próximo dia 30, sábado que vem. "O governo não está pensando em prorrogar", disse Mantega, na Rio +20. "Se você for comprar uma geladeira é melhor fazer logo, porque pode ser a última oportunidade."

A prorrogação do benefício é um pedido das indústrias do setor, que esperavam que o governo renovasse a medida.

O IPI dos fogões, que antes era de 4%, está zerado desde dezembro do ano passado. As geladeiras tiveram redução de 15% para 5% do IPI, as máquinas de lavar, de 20% para 10%, e os tanquinhos, de 10% também para zero.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.