• Carregando...

Um poço de exploração de petróleo explodiu na sexta-feira no estado venezuelano de Monagas e ficou em chamas durante a maior parte do dia, afirmou à Reuters um funcionário da estatal petrolífera do país neste sábado.

O incidente ocorre em meio à dificuldade da Venezuela para conseguir plataformas suficientes para atender ao aumento planejado de produção e após acidentes em campos de petróleo. Relatórios apontam que a produção tem diminuído.

"Um poço de petróleo explodiu na sexta-feira", disse um funcionário da estatal PDVSA que pediu para não ser identificado.

A Venezuela aderiu a inúmeras joint ventures com a China National Petroleum Corp. (CNPC) como parte do esforço do presidente Hugo Chávez para impulsionar as vendas para a China e diminuir a dependência do mercado norte-americano.

O jornal El Universal informou que a explosão ocorreu no começo da manhã de sexta-feira e que o fogo continuou durante a tarde.

O ministro de Energia, Rafael Ramirez, disse a repórteres que não tinha "informações sobre isso. Acredito que tenhamos tido problemas em um poço (de petróleo)".

Ele acrescentou que o vice-presidente de Exploração e Produção, Luis Vierma, viajou ao leste do país para investigar o problema.

No mês passado, a PDVSA afirmou que a indústria petrolífera estava em "emergência operacional" porque não havia obtido as plataformas que procurava como parte do plano para aumentar a produção de petróleo.

A companhia demitiu metade de sua força de trabalho em 2003 após um protesto para tentar depor o presidente Chávez.

Observadores internacionais, incluindo a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e o Departamento de Energia dos Estados Unidos, disseram que a companhia nunca se recuperou e estimam a produção em cerca de 2,4 milhões de barris por dia. Dados oficiais calculam a produção em cerca de 3 milhões de barris por dia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]