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Loja da Ponto Frio em Curitiba: para analistas, momento é inadequado para a negociação | Antônio Costa/Gazeta do Povo
Loja da Ponto Frio em Curitiba: para analistas, momento é inadequado para a negociação| Foto: Antônio Costa/Gazeta do Povo

São Paulo - Depois de tentativas frustradas de venda do controle da Ponto Frio, segunda maior rede em faturamento do país no segmento de eletrodomésticos, eletroeletrônicos e móveis, Lily Safra, viúva do bilionário banqueiro Edmond Safra e acionista majoritária da rede, anunciou nova iniciativa de venda.

Em comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Globex Utilidades S.A., responsável pela operação da rede, informou ter contratado o banco Goldman Sachs para assessorar negociações com potenciais interessados.

A Globex Utilidades informou que, de acordo com informações dos controladores, "até a presente data não foi recebida qualquer proposta firme e vinculante para a aquisição do controle’’.

O objetivo, conforme orientação do Goldman Sachs, é fazer a venda do controle da empresa e não uma oferta pública de ações (OPA) – mesma recomendação feita pela instituição na tentativa anterior.

Na ocasião, o dólar era cotado a R$ 1,80 e a ação da empresa era avaliada em R$ 20. Agora, a divisa norte-americana está cotada em torno de R$ 2,30, e a ação do Ponto Frio, em R$ 5.

Para analistas de mercado, surpreende o momento escolhido para a venda. "Quem comprar a operação Ponto Frio, se houve algum interessado, não irá adquirir a rede pelo que fatura, mas pela carteira de clientes ou pelos pontos-de-venda. A Ponto Frio nunca foi uma rede com grande performance em vendas’’, disse Claudio Felisoni de Angelo, presidente do conselho do Programa de Administração de Varejo (Provar).

Eugênio Foganholo, da Mixxer Desenvolvimento Empresarial, consultoria especializada em bens de consumo e varejo, também considera o momento inadequado para negócios dessa dimensão.

"Chama a atenção o plano para a venda neste momento. As ações da empresa caíram fortemente, o mercado está mais complexo, não cresce."

Criada em 1946, a rede opera atualmente em dez estados brasileiros e tem 445 lojas, 397 estabelecimentos de rua e outras 48 lojas chamadas de "Ponto Frio Digital".

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