• Carregando...
 | Divulgação/ Gazeta do Povo
| Foto: Divulgação/ Gazeta do Povo

Serviço

O Enescopar será realizado a partir deste domingo até terça-feira no Espaço Torres, em Curitiba, pelo Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (Sescap-PR). A palestra de Silvio Meira está marcada para as 8h47 de segunda-feira e terá como tema "Novos negócios de crescimento empreendedor no Brasil". Mais informações pelo site www.sescap-pr.org.br/enescopar.

Autor de livros sobre inovação nos negócios, o paraibano Silvio Meira é um dos críticos do projeto de lei que cria o Marco Civil da Internet. "Para o Brasil virar a China, falta só que o projeto permita que o governo filtre o que chega aqui", avalia. Meira falará mais sobre o assunto em Curitiba na segunda-feira, durante o Encontro das Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar).

O Marco Civil da Internet é um retrocesso?

Não 100%. Acontece que quanto mais peculiar for a lei para o Brasil, mais vai atrapalhar a chegada de um acordo global para a internet. Imagina o que aconteceria se todos os países exigissem que provedores e serviços coloquem base de dados nacionais. Se você fizer um aplicativo de jogo e a Rússia exigir empresa lá, lascou. Uma startup não terá condições de ter base de dados no mundo inteiro. É claramente contra uma legislação global que possa ser coerente com a única coisa que unificou os países nos últimos anos, criou expectativas, descobertas, uma visão diferente de futuro. Um banco de dados também não nos deixa menos vulneráveis a espionagem pelo próprio governo, que pode usar os meus dados quando quiser.

Negócios inovadores são mais vulneráveis a problemas brasileiros, como logística e crédito?

O custo Brasil afeta todo mundo, mesmo porque os negócios inovadores podem surgir dentro de velhas empresas. Um novo negócio vai sempre enfrentar os problemas do contexto das empresas existentes e mais os peculiares dele, que é o fato de ser novo e desconhecido. Os problemas [para conseguir crédito e clientes] surgem também pela falta de naturalidade, por assim dizer.

Há problema em uma startup continuar startup por muito tempo?

Tem startups nos setores mais diferentes. A Space X [startup que projeta foguetes espaciais, sediada na Califórnia, EUA] é de 2002 e lançou o primeiro foguete viável economicamente em 2012. Continua na incubadora, mas isso não significa que a receita deles seja menor do que a despesa. O plano de negócios é feito para durar dez, 15 anos. Mas não é viável levar mais de seis meses para lançar um aplicativo e achar um modelo de negócios viável para ele, por exemplo. Isso porque o tempo de vida de um aplicativo é de três meses se você não muda-lo completamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]