• Carregando...
Ganhar menos do que colegas com o mesmo nível de formação e experiência que você é um dos indícios de que seu salário pode ser muito baixo. | Bigstock/
Ganhar menos do que colegas com o mesmo nível de formação e experiência que você é um dos indícios de que seu salário pode ser muito baixo.| Foto: Bigstock/

A sensação de estar sendo mal remunerado pelo no trabalho tem um impacto direto quando o assunto é a motivação. “Isso faz sentido porque, para muitos, a compensação é um teste concreto e decisivo de quão bem você está se saindo e progredindo no trabalho – e o quanto você é valorizado”, diz Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho, em entrevista à editora de Carreira do Business Insider, Rachel Gillett.

Pesquisas mostram que trabalhadores de todo o mundo têm uma impressão negativa sobre seus salários. Segundo o relatório Global Workforce Study de 2016, que levantou informações sobre mais de 31 mil empregados ao redor do mundo, metade deles acredita que estão sendo mal pagos em relação a pessoas que têm o mesmo cargo que o seu, tanto na sua própria companhia quanto fora dela.

LEIA TAMBÉM: Como conseguir aquela merecida promoção no trabalho

Já o relatório de 2016 do site Payscale aponta que, dos 7,7 mil entrevistados – a maioria dos Estados Unidos –, cerca de dois terços sentiam que não recebiam o que realmente valem. No entanto, ainda de acordo com o Payscale, também dois terços das pessoas que recebem o seu valor de mercado acreditam que são mal pagas.

Normalmente, informações sobre os salários dentro das empresas são guardadas a sete chaves pelos empregadores. Mas, segundo Rachel, algumas ferramentas e sinais podem ajudar na hora de descobrir se você realmente está ganhando menos do que deveria:

1. Uma oferta de emprego similar na sua companhia oferece um salário mais alto

Um dos sinais mais óbvios é checar anúncios de emprego para vagas similares a sua e ver de quanto é o salário oferecido. Caso seja mais alto que o seu, é válido prestar atenção.

Para não deixar passar esse tipo de informação, basta buscar de vez em quanto ofertas publicadas no site da empresa ou em plataformas de recrutamento.

LEIA MAIS: Trainee da Ambev oferece salário inicial de R$ 6,1 mil para aprovados

2. O faturamento da empresa decolou, mas isso não fez diferença no seu salário

Uma das dicas é ficar de olho nos resultados da companhia. Se os dados de faturamento da sua empresa não são divulgados é mais difícil saber como andam os cofres. Mas Lynn aconselha aproveitar conversas sobre o crescimento dos negócios que acontecem no dia a dia para se aprofundar no tópico buscar informações. Assim, munido da informação que a companhia cresceu 20% em um ano e o seu salário não acompanhou esse crescimento, você tem um argumento mais forte para pedir um aumento, por exemplo.

3. O salário do seu primeiro emprego ficava abaixo do mercado – ele não mudou muito desde então

Tente lembrar-se do salário que você tinha no seu primeiro emprego. Mesmo sabendo que ele era baixo, você pode ter aceitado pela oportunidade de entrar no mercado de trabalho ou porque estava desesperado.

Porém, se ele não mudou muito desde então, é provável que você esteja recebendo menos do que deveria. “Pode ser difícil recuperar o atraso se você começou de baixo”, afirma a especialista.

LEIA MAIS: 10 coisas que você deveria fazer antes de aceitar um emprego

4. Você ganha menos do que seus colegas com níveis similares de experiência e educação

Você fez bons amigos na época da faculdade? Eles trabalham na mesma área que você? É possível aproveitar essa intimidade e perguntar – educadamente, é claro – quanto seus colegas de profissão estão ganhando. Se eles, que têm um currículo parecido com o seu, têm um salário bem melhor, é um alerta.

5. Suas responsabilidades aumentaram, mas seu salário não

Caso seu chefe tenha aumentado consideravelmente suas tarefas, colocado mais pessoas sob a sua supervisão, designado mais responsabilidades ou até mesmo lhe promovido sem qualquer reflexo no seu holerite, é bem possível que você esteja sendo mal pago. O acúmulo de funções sem contrapartida no salário, aliás, é um dos sinais mais claros de que um profissional está sendo mal remunerado.

6. Todos ao seu redor estão ganhando bônus, menos você

Se seus colegas estão sempre falando de bônus anuais ou de performance e você nunca recebeu um, pode ser uma boa ideia tentar descobrir o motivo. Pode ter sido apenas um erro, porém, caso seja intencional e você sente que merece a compensação, pergunte ao seu superior o que está acontecendo.

7. Avalie se você está em uma área com alta demanda no mercado

Naturalmente, de tempos em tempos alguns trabalhos estão em maior demanda do que outros. “Segurança cibernética e marketing SEO/SEM são especialidades de trabalho em alta, por exemplo, enquanto outras posições estão se tornando mais automatizadas. Ou pode haver grande oferta, mas demanda reduzida”, explica Lynn. “Leve em consideração onde seu campo de atuação está no mercado de trabalho em geral”.

LEIA TAMBÉM: Stanford abre inscrições para super programa de bolsas de pós-graduação

8. “Pelo menos eu tenho um emprego”

Uma armadilha no caminho de um salário melhor pode ser pura complacência. De acordo com a especialista, se você está apenas conformado e feliz em estar empregado (algo muito comum em tempos de crise, pro exemplo), sem importar-se muito com qual é o trabalho que está desempenhando, isso pode ser notado pelo seu gestor, que não vai tentar te fazer “absurdamente feliz” aumentando o seu salário.

9. Você não teve uma avaliação de performance ou aumento em mais de um ano

Lynn também acredita que, caso o momento de receber uma avaliação de performance tenha passado e seu chefe nem deu notícias – ou pior, você recebeu uma boa avaliação, mas nenhum aumento – é possível que seu salário seja menor do que o devido. Uma avaliação de performance positiva, por exemplo, pressupõe que você seria merecedor de um aumento de salário.

10. Sua empresa tem uma alta taxa de rotatividade

Seu local de trabalho é agradável e mesmo assim ninguém fica muito tempo no cargo antes de mudar para outra companhia? Uma alta taxa de rotatividade também pode ser um sinal de que a sua empresa remunera mal os funcionários, indica Michael Kerr, palestrante internacional de negócios, em entrevista ao Business Insider. Isso tende a ser bastante comum em períodos nos quais o cenário econômico é bom, mas mesmo em tempos de crise existem boas oportunidades o mercado. É bom ficar atento.

LEIA MAIS: Sonhando com a Europa? Saiba como conseguir o visto de trabalho para Portugal

11. Você tem uma intuição

Se você exagera na pausa do cafezinho, extrapola o horário de almoço ou leva para casa algum material de escritório porque sente que a empresa te “deve” algo, mesmo que seja inconscientemente, Kerr acredita que isso pode ser um sinal de que você acha que está sendo mal pago. Neste caso, o comportamento mais desleixado é uma forma de demonstrar a sua insatisfação com a empresa.

12. Você nunca negociou seu salário

De acordo com uma análise do portal Salary.com, não negociar seu salário pode resultar em perdas significativas ao longo da carreira -– passando dos milhares e chegando na casa do milhão de reais, dependendo dos cargos que ocupou. Por isso, de tempos em tempos, conversar com seu gestor e falar sobre um aumento de salário é fundamental. Tome coragem!

13. Seu chefe é evasivo na hora de discutir o curso da sua carreira

Nem sempre os chefes estão abertos a discutir os rumos da sua carreira dentro da empresa. Até mesmo conversar sobre opções para o avanço da sua carreira pode assustar seu gestor porque isso poderia levar a uma discussão sobre aumento salarial. A dica de Lynn, contudo, é não empurrar essa situação com a barriga, mesmo que seu chefe esteja disposto a fazer isso.

VEJA TAMBÉM: Os piores erros com o seu dinheiro que você pode cometer aos 30 anos

14. Seus aumentos são insignificantes

Você até pode ter recebido aumentos nos últimos tempos, entretanto, sempre faixa de 1% a 3%. Dependendo do seu departamento, companhia, setor econômico e do tipo de feedback que você está recebendo, segundo a especialista, esses aumentos mínimos podem ser sinais de que seu salário está baixo demais – especialmente se você estiver na parte inferior da balança.

15. Se uma pesquisa confirma

No final das contas, porém, a forma mais garantida para saber se você está ganhando mal ou não é somar os itens acima a pesquisa do mercado de trabalho. Conhecer como está a sua área no quadro atual é o indicador mais confiável para saber se você está sendo adequadamente compensado pelo seu trabalho.

Hoje já existem ferramentas que comparam os salários dentro de campos de atuação, com diferenciação entre empresas e cargos. No mercado brasileiro, tem o portal Love Mondays, por exempl. Basta cadastrar o seu salário atual ou seu último salário para ter acesso a todas as demais remunerações postadas no site por funcionários e ex-funcionários de diversas empresas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]