• Carregando...
Não é exagero: responder bem a esta pergunta pode passar uma  boa impressão ao recrutador e ajudar o candidato a ficar com a vaga. | Bigstock/
Não é exagero: responder bem a esta pergunta pode passar uma boa impressão ao recrutador e ajudar o candidato a ficar com a vaga.| Foto: Bigstock/

Certamente você já teve de responder a esta pergunta em uma entrevista de emprego: “Por que você quer trabalhar aqui?”.

De acordo com artigo do Business Insider, responder bem a esta pergunta pode passar uma boa impressão ao recrutador e ajudar o candidato a ficar com a vaga. E não é exagero. Enquanto as repostas mais comuns – e menos impressionantes – mostram o que você espera obter da empresa, a resposta perfeita mostra o que você pode oferecer para a companhia, que valor você pode agregar ao negócio e como os dois, candidato e empresa, podem crescer juntos.

Mas, afinal, o que os entrevistadores realmente querem ouvir quando fazem esse questionamento aos candidatos? O artigo escrito com a colaboração de um recrutador lista três maneiras certas de respondê-lo e, por fim, o jeito perfeito. Confira:

Resposta 1

“Ouvi dizer que o trabalho aqui é desafiador e que sua empresa realmente investe no treinamento e desenvolvimento dos seus funcionários”

O que a empresa ouve: este candidato nos valoriza porque temos um ambiente de trabalho desafiador e porque quer que nós invistamos em seu desenvolvimento. Ele quer crescer com a companhia.

LEIA TAMBÉM: Quer ir bem na entrevista de emprego? Se prepare para responder estas 3 perguntas

Resposta 2

“Ouvi falar sobre a ótima equipe de sua empresa e cultura corporativa positiva”.

O que a empresa ouve: este candidato está dizendo que gostaria de fazer parte da nossa equipe e que valoriza a nossa cultura corporativa.

Resposta 3

“Vejo que sua empresa está crescendo e criando muitas oportunidades de desenvolvimento”.

O que a empresa ouve: este candidato está em busca de oportunidades de desenvolvimento. Embora seja uma das formas corretas de responder ao questionamento, é também uma das mais comuns entre os candidatos, ou seja, quem optar por responder deste jeito pode perder a oportunidade de se diferenciar dos demais.

Resposta 4 (a resposta perfeita)

“Eu li sua missão e visão. Busquei informações sobre a sua empresa por meio das mídias sociais, envolvendo minha rede profissional e explorando outras informações publicamente disponíveis. Como resultado, acho que posso indicar claramente algumas coisas que me fazem querer trabalhar aqui e gostaria que você avaliasse o meu pensamento ...”

O que a empresa ouve: este candidato não está aqui apenas para obter algo em favor próprio, seja um bom salário ou uma oportunidade de desenvolvimento. Ela está aqui, seguro de si e bem informado sobre a companhia, se oferecendo para agregar valor ao nosso negócio e crescer conosco.

De acordo com artigo, é este nível de pesquisa e preparação que fará com que um candidato de destaque em meio a um mar de concorrentes. Os candidatos a uma vaga de emprego precisam demonstrar que entendem qual é o propósito da empresa; como ela está trabalhando para alcançá-lo e o que está tornando isso difícil; além de maneiras específicas para ajudar a empresa atingir sua missão.

LEIA MAIS: Não espere a vaga aparecer. Fale direto com quem manda na empresa que você admira

Com uma resposta em linha com a número 4, o candidato demonstra competências que podem realmente surpreender o entrevistador como, por exemplo: que tem sólidas habilidades de comunicação; que é diligente, ou seja, foi proativo na tarefa de conhecer e entender a situação da empresa; tem e gerencia ativamente uma rede profissional; entende o negócio, objetivo e visão da empresa.

De maneira geral, as empresas valorizam muito os profissionais que se mostram dispostos a colocar a suas competências e energia em favor do negócio, num processo de desenvolvimento mútuo em que todos saem ganhando. Além disso, pode parecer algo simples, mas muitos candidatos pecam quando chegam despreparados para a entrevista, sem conhecimento sobre a vaga e sobre a empresa. O fato é que, na hora de decidir quem fica com a vaga, isso pode fazer toda a diferença.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]