• Carregando...
 | Pixabay
| Foto: Pixabay

Um bom currículo pode ser a chave para a função que você almeja. Que tal buscar novas formas de elaborar o seu? A primeira coisa a se fazer é estabelecer um foco. Assim, será possível pensar nas principais competências a serem elencadas e, claro, no layout mais apropriado.

DICAS: Veja como montar um bom currículo de acordo com seu perfil

Muitos sites oferecem ferramentas para que o candidato elabore o próprio currículo. A depender do campo de atuação de cada profissional, é possível montar modelos inovadores, com infográficos e muitas cores ou até opções mais limpas e tradicionais. Confira algumas páginas que disponibilizam gratuitamente esse tipo de serviço.

Para quem procura opções arrojadas

Kickresume

No Kickresume, você encontra vários modelos de currículos com design criativo categorizados por áreas. Para gerar o seu, basta se cadastrar e escolher o template. Também é possível montar sua carta de recomendação.

Vizualize.me

Seus dados podem render bons infográficos e deixar o currículo ainda mais interessante. Se o seu forte é ser poliglota, por exemplo, dá para inserir um mapa-múndi com destaque para os países cujas línguas você domina. O Vizualize.me possibilita a inserção destes elementos. O usuário se cadastra e pode unir suas informações em composições ousadas. Por ser intuitiva, a ferramenta é ideal para quem não entende de infografia.

Resume-up

O Resumup gera modernos currículos no formato de linha do tempo. Um dos principais diferenciais da ferramenta é que ela permite ao candidato criar um arquivo baseado em dados do Facebook e do LinkedIn. Também dá para incrementá-lo com informações inseridas manualmente.

Kinzaa

Quem gosta de infográficos e é adepto à ideia de importar dados das redes sociais vai querer conhecer o Kinzaa. O site disponibiliza uma multiplicidade de elementos diferenciados, mas sempre preza pela limpeza dos layouts. Com ele, é possível também usar dados do Linkedin. Ao fim do processo, o arquivo é disponibilizado por meio de um link.

Para quem prefere modelos simples

Gerador de currículo
Criado pela especialista em processos de seleção de pessoas Suellen Peron, o Gerador de Currículo reúne as informações cadastradas pelo usuário em um modelo concebido a partir da orientação de várias empresas da área. Seu currículo sai prontinho para impressão ou para ser enviado por e-mail.

Cvmaker

O Cvmaker é outra opção para quem gosta do convencional. A diferença dele em relação ao Gerador de Currículos é a variedade de templates, que, embora simples, se encaixam bem no gosto dos mais conservadores. É possível importar seu currículo nos formatos PDF, HTML ou Txt.

My Perfect Resume

A praticidade é o ponto forte do My Perfect Resume. Ao entrar na página, você escolhe seu modelo predileto e, em seguida, seleciona as informações que vai usar. O site também oferece opções simples de layout. A única coisa que pode incomodar algumas pessoas é o fato de ele não permitir que o usuário acrescente textos, apenas selecione as opções oferecidas.

SEGREDOS DO BOM CURRÍCULO

Estagiários

Quem ainda tem pouca experiência deve valorizar ao máximo seus cursos, sua formação técnica e acadêmica, além de ressaltar os atributos comportamentais, que serão evidenciados no momento da entrevista. Trabalhos voluntários também são bem-vindos.

Currículo digital

Cada vez mais comuns no mercado de trabalho, os currículos enviados por e-mail ou disponibilizados em links oferecem vários diferenciais com relação aos impressos, como a possibilidade de inserir documentos de portfólio. O especialista em desenvolvimento profissional Renato Grinberg orienta que se utilizar de facilidades assim vale muito a pena, mas que é preciso ter cautela para que os arquivos não fiquem muito pesados, podendo, a propósito, ser rejeitados pelo servidor do destinatário.

O valor da experiência

Profissionais experientes podem colocar em destaque as principais melhorias que promoveram nos lugares onde atuaram. Renato aconselha que o ideal é fugir de qualquer informação rasa e ir direto ao ponto. “Dizer que aumentei em 20% o faturamento da área de vendas é muito melhor do que falar que melhorei a área de vendas”, exemplifica.

Regras básicas

De acordo com Renato, independente do segmento em que o candidato atua, cinco regras jamais mudam na elaboração de um bom currículo: é preciso ser conciso, estar atento aos erros de português, organizar as informações de modo a facilitar a leitura, jamais contar mentiras e sempre customizar o documento com base na vaga que você quer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]