• Carregando...

Com as férias de julho acabando, vário cursos de pós-graduação começam as aulas nas instituições de ensino superior do Paraná, tanto públicas quanto particulares. Confira os cursos que estão aceitando inscrições.

Microbiologia Aplicada na UFPR Abrem no dia 1º de agosto as inscrições para o curso de especialização em "Microbiologia Aplicada/Clínica e Indústria" oferecido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Serão oferecidas 40 vagas, sendo 25 para a área de Microbiologia Clínica e 15 para Microbiologia Industrial.

O curso é direcionado a profissionais das áreas biológica, tecnológica e da saúde, que desenvolvem suas atividades no campo da Microbiologia. Entre as disciplinas, estão Biologia Molecular, Epidemiologia, Parasitas Emergentes, Protozoologia, Virologia e Processos Ambientais.

As aulas começam no dia 19 de agosto e serão quinzenais, nas sextas-feiras das 18h às 22h30 e aos sábados das 8h às 18h. Mais informações podem ser obtidas no site www.farmaceuticas.ufpr.br ou pelo telefone (41) 3360-4098. Unopar tem mais de 30 cursos A Universidade Norte do Paraná (Unopar), de Londrina, está com inscrições abertas para mais de 30 cursos de especialização nas áreas de humanas, empresarial, exatas e da saúde. A universidade também está ofertando duas especializações pelo Sistema de Ensino Presencial Conectado (Educação a Distância): "Gestão e Organização da Escola" e "Formação Docente para o Uso de Tecnologias Multimídia em Educação a Distância". Londrina e várias outras unidades conveniadas oferecem a possibilidade de inscrições on line. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3371-7575 ou no site www2.unopar.br/posgraduacao. Consultoria Econômica na UEM A Universidade Estadual de Maringá (UEM) oferece o curso de especialização em "Consultoria Econômico-Financeira de Empresas". O objetivo é proporcionar a economistas, administradores, contadores e outros profissionais, conhecimentos e instrumentos para a análise e tomada de decisão quanto às questões relacionadas com a gestão econômico-financeira das empresas.

Entre as disciplinas estão Análise de Conjuntura Econômica, Marketing Estratégico, Estruturas de Mercados e Formas de Competição, Empreendedorismo e Projetos de Investimentos, Tecnologia da Informação nas Organizações, Engenharia Econômica, Economia Financeira de Empresas.

As inscrições podem ser feitas até 8 de agosto, na secretaria do DCO, Bloco D-34. As aulas começam em 18 de agosto. Mais informações pelos telefones (44) 3261-4905 e 3261-4913 ou no site www.ppg.uem.br.

Dois cursos com inscrições abertas na Unioeste

MatemáticaEstão abertas as inscrições até 9 de agosto para o curso de especialização em "Educação Matemática nas Séries Inicias do Ensino Fundamental", oferecido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel.

Destinado a docentes do Ensino Fundamental e Médio das áreas de Pedagogia, Matemática ou áreas afins e outros profissionais da área da Educação, o curso oferece uma proposta diferenciada sobre o processo de ensino-aprendizagem da Matemática, especialmente nas séries iniciais.

As aulas começam em 13 de agosto e duram 18 meses. O processo seletivo deve ocorrer no período de 10 a 12 de agosto, com análise de currículo e entrevista. Mais informações podem ser obtida pelos telefones (45) 3220-3119 e 32220-3211 ou no site www.unioeste.br/prppg.

Educação Física EspecialCom o objetivo de capacitar profissionais para o atendimento e a inclusão de pessoas com necessidades educativas, a Unioeste está oferecendo o curso de especialização em "Educação Física Especial", em Marechal Cândido Rondon. Segundo a coordenadora do curso de pós-graduação, professora Zelina Berlatto Bonadiman, "o curso visa à formação e aprimoramento do profissional de Educação Física especial, com uma visão da realidade sócio-profissional atual, onde se possa perceber as tendências e atualizações técnico-científicas".

As inscrições vão até 30 de agosto. Mais informações pelo telefone (45) 3254-3216 ou no site www.unioeste.br/prppg.

Gerontologia Biomédica na Faculdade Dom Bosco Estão abertas, até 10 de agosto, as matrículas para o curso de especialização em "Gerontologia Biomédica" da Faculdade Dom Bosco, em Curitiba. O curso é voltado à formação e capacitação de profissionais da área da saúde. O conteúdo envolve o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos específicos da Gerontologia, além de noções gerais sobre as condições sociais, econômicas, biológicas e intelectuais do idoso.

A especialização tem duração de 18 meses, com um total de 360 horas, entre aulas teóricas e práticas. A aula inaugural é no dia 12 de agosto. O valor total do curso pode ser pago em 18 parcelas mensais de R$ 250,0. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (41) 3218-5550 e 3218- 5556 ou no site www.dombosco.com.br. Pós-Graduação Semipresencial na PUC-PR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) está com inscrições abertas para vários cursos de especialização semipresenciais. Via internet, uma equipe de professores e tutores soluciona dúvidas e orienta atividades desenvolvidas.

Para o segundo semestre, os cursos ofertados são: "Mecatrônica Industrial – ênfase em automação, controle de processos e robótica", "Engenharia de Produção – ênfase em gestão estratégica da produção, gestão avançada da produção, engenharia de manufatura, sistemas industriais", "Engenharia de Negócios. Gestão Estratégica do Conhecimento, da Informação e da Tecnologia", "Formação de Professores para o Ensino Religioso", "MBA – Gestão Estratégica de Negócios".

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3271-1390, pelo e-mail pucweb@pucpr.br ou no site www.pucpr.br/pucweb.

Disfunção Temporomandibular na Tuiuti Estão abertas até o dia 15 de agosto as inscrições para o curso de Especialização em Disfunção Têmporomandibular e Dor Orofacial da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). O curso tem duração de 18 meses e pretende preparar os profissionais para diagnóstico e tratamento das dores orofaciais, disfunções do aparelho estomatognático e estruturas crânio -cervicais. Segundo o vice-coordenador da especialização, José Stechman Neto, este curso é uma continuação do trabalho já desenvolvido no Centro de Diagnóstico e Tratamento da ATM (Articulação Temporomandibular) da Tuiuti, que desde 1999, atende mais de 600 pacientes anualmente e é referência neste tipo de tratamento. "Nosso objetivo é aumentar cada vez mais o número de especialistas no mercado de trabalho, muito carente deste tipo de profissional", fala.

Ele explica que especialistas em ATM têm a missão de evitar o sofrimento de grande parte da população e acrescenta que 75% da população mundial sofre com dores crônicas, 40% deste total tem dores de cabeça e que 6% sofrem de ATM e suas estruturas anexas, isto significa que em torno de 120 mil pessoas em Curitiba podem estar sofrendo com dores provenientes da região orofacial. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3331-7643 ou no site www.utp.br/proppe. Gestão de Organizações Educacionais na Faculdade Opet

A Faculdade Opet está com inscrições abertas para o "MBA em Gestão de Organizações Educacionais". Os interessados podem se inscrever na Unidade Bom Retiro, que fica na rua Nilo Peçanha, 1.635, bairro Bom Retiro. As aulas começam no próximo dia 6 de agosto, sempre aos sábados alternados, das 8h às 17h30.

O objetivo do curso é capacitar gestores, coordenadores e professores de instituições de ensino, voltados para a busca de qualidade nos processos organizacionais. Outra finalidade é fazer com que os participantes reflitam sobre as mudanças nas organizações educacionais e suas implicações tanto na gestão de pessoas, alunos e professores, como também no âmbito pedagógico, estratégico, financeiro, de marketing, tecnológico e legal.

Mais informações pelo telefone (41) 3028-2828 ou no site www.opet.com.br.

Faculdades Spei prorrogam inscrições para três cursos

Estão abertas as inscrições para três cursos de pós-graduação das Faculdades Spei: Gestão Empresarial, Gestão da Tecnologia da Informação e Gestão Financeira. As aulas ocorrem no Câmpus Centro, que fica na Al. Dr. Carlos de Carvalho, 269 - 1º andar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3321-3122, pelo e-mail giprado@spei.br ou no site www.spei.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]