• Carregando...

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Afonso Bevilaqua, comentou, em entrevista coletiva concedida na manhã desta quarta-feira, a diferença entre as projeções de crescimento do PIB em 2006, feitas pelo Ministério da Fazenda, e pelo BC, no relatório de inflação, divulgado nesta quarta-feira.

Segundo ele, o resultado do terceiro trimestre deste ano reverteu o bom resultado do trimestre anterior. Também, apontou Bevilaqua, houve um ajuste importante de estoque, além da atividade agropecuária que diminuiu.

Bevilaqua também destacou a diminuição do índice de confiança dos empresários e consumidores entre os meses de agosto e setembro passados. Essa projeção, segundo o diretor, é preliminar e feita com dados técnicos.

O diretor aproveitou também para responder às críticas que vem recebendo de agentes do mercado e até de colegas de governo, referentes à condução da política monetária. Ele afirmou que nunca sentiu qualquer ameaça sobre as decisões técnicas do BC, nunca pensou em pedir demissão e que a função da autoridade monetária é apenas a de cumprir a tarefa delegada pelo Poder Executivo, que é a de manter a inflação sob controle.

- As incertezas hoje são bem menores que no passado. Houve um avanço muito significativo na capacidade da economia resistir a choques. Estamos entrando em um período eleitoral com inflação em queda e perspectiva de crescimento - afirmou o diretor.

Sobre inflação, o diretor explicou que, depois da desaceleração forte e pouco usual do terceiro trimestre, o aumento da inflação era previsível.

- Mas, ainda assim, veio acima do esperado - disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]