• Carregando...

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende lançar, no próximo ano, um cartão de crédito para pessoas físicas. O cartão BNDES já é oferecido pelo banco a empresas de micro, pequeno e médio portes.

A iniciativa está sendo estudada com cautela, de acordo com o diretor da área de Operações Indiretas e Inclusão Social da instituição, Maurício Borges Lemos. A previsão é que o novo instrumento seja lançado no primeiro trimestre de 2006 para profissionais liberais de segmentos específicos, como médicos e dentistas.

Lemos disse que a instituição teme que o cartão para pessoa física possa se tornar um incentivo à informalidade.

- Embora o objetivo do banco seja o desenvolvimento, gerar crédito e expandir a riqueza, ele tem que ser solidário com as políticas públicas. Ele não pode ser solidário a uma política que possa incentivar a informalidade - ressalvou.

Lançado em 2003, o cartão para empresas fornece uma linha de financiamento pré-aprovado. Ele permite que micro, pequenas e médias empresas façam negociações via internet com fornecedores e fabricantes de bens de produção cadastrados no portal de operações do BNDES.

Desde o lançamento até o último dia 16 de dezembro, 48.685 cartões foram emitidos, com 1.863 fornecedores e 23 mil produtos negociados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]