i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Mudança

Capes aumenta número de bolsas para cursos novos

Áreas da Política Industrial receberão bolsas específicas

  • PorMarco Sanchotene - TudoParaná
  • 20/05/2005 21:20

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) definiu novos critérios para a distribuição de bolsas de mestrado e doutorado do Programa de Demanda Social. Neste ano serão oferecidas 1.653 novas bolsas para este programa. De acordo com a política adotada agora, cursos novos e das áreas de microeletrônica, software, fármacos e bens de capital, prioritárias da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do governo federal, receberão bolsas específicas. As medidas foram anunciadas em meados de abril.

A Política Industrial consiste em um plano de ação do governo federal que tem como objetivo o aumento da eficiência da estrutura produtiva, aumento da capacidade de inovação das empresas brasileiras e expansão das exportações. Para o governo, esta é a base para uma maior inserção do país no comércio internacional, estimulando os setores onde o Brasil tem maior capacidade ou necessidade de desenvolver vantagens competitivas, abrindo caminhos para inserção nos setores mais dinâmicos dos fluxos de troca internacionais.

O professor Ciro Burges Fernandez, das Faculdades Dom Bosco, acredita que a medida da Capes é extremamente importante para diminuir as barreiras entre a indústria e a universidade. "Acho só que o governo deveria ter um controle maior para verificar a qualidade dos cursos", completa. No fórum que o TudoParaná montou para discutir a questão, o leitor Wellington Ely dos Anjos afirma que "é lógico que o país necessita ampliar seu parque tecnológico em virtude da alta competitividade envolvida entre os países (...), mas os avanços que o país deseja só serão encontrados quando houver uma grande prioridade na educação de base". Participe você também do debate!

No total serão destinadas 25.653 bolsas de mestrado e doutorado neste ano. No ano passado, foram 24 mil. Cada curso reconhecido no período 2003/2004 irá receber duas bolsas novas e o valor de R$ 16 mil para investir em infra-estrutura. Segundo o diretor de programas da Capes, José Fernandes de Lima, a nova medida tem como objetivo evitar que um programa tenha uma cota de bolsas em um ano e no outro receba uma muito menor, sem ter a possibilidade de se programar.

Lima garante também que nenhuma instituição de ensino superior com reconhecimento da Capes ficará sem o benefício. Além da manutenção das cotas de bolsa de mestrado e doutorado, a Capes irá manter as bolsas "empréstimo", usadas em situações emergenciais.

O Programa de Demanda Social oferece bolsas aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) avaliados pela Capes, com nota igual ou superior a três, e oferecidos por instituições de ensino gratuito. Os cursos que recebem bolsas do Programa de Demanda Social são avaliados em critérios importantes como o desempenho do curso, a evolução do conceito e o aumento do número de alunos. A Capes repassa anualmente para as instituições de ensino superior um total de R$ 430 milhões para a manutenção de bolsas de mestrado e doutorado no país.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.