• Carregando...

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) definiu novos critérios para a distribuição de bolsas de mestrado e doutorado do Programa de Demanda Social. Neste ano serão oferecidas 1.653 novas bolsas para este programa. De acordo com a política adotada agora, cursos novos e das áreas de microeletrônica, software, fármacos e bens de capital, prioritárias da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior do governo federal, receberão bolsas específicas. As medidas foram anunciadas em meados de abril.

A Política Industrial consiste em um plano de ação do governo federal que tem como objetivo o aumento da eficiência da estrutura produtiva, aumento da capacidade de inovação das empresas brasileiras e expansão das exportações. Para o governo, esta é a base para uma maior inserção do país no comércio internacional, estimulando os setores onde o Brasil tem maior capacidade ou necessidade de desenvolver vantagens competitivas, abrindo caminhos para inserção nos setores mais dinâmicos dos fluxos de troca internacionais.

O professor Ciro Burges Fernandez, das Faculdades Dom Bosco, acredita que a medida da Capes é extremamente importante para diminuir as barreiras entre a indústria e a universidade. "Acho só que o governo deveria ter um controle maior para verificar a qualidade dos cursos", completa. No fórum que o TudoParaná montou para discutir a questão, o leitor Wellington Ely dos Anjos afirma que "é lógico que o país necessita ampliar seu parque tecnológico em virtude da alta competitividade envolvida entre os países (...), mas os avanços que o país deseja só serão encontrados quando houver uma grande prioridade na educação de base". Participe você também do debate!

No total serão destinadas 25.653 bolsas de mestrado e doutorado neste ano. No ano passado, foram 24 mil. Cada curso reconhecido no período 2003/2004 irá receber duas bolsas novas e o valor de R$ 16 mil para investir em infra-estrutura. Segundo o diretor de programas da Capes, José Fernandes de Lima, a nova medida tem como objetivo evitar que um programa tenha uma cota de bolsas em um ano e no outro receba uma muito menor, sem ter a possibilidade de se programar.

Lima garante também que nenhuma instituição de ensino superior com reconhecimento da Capes ficará sem o benefício. Além da manutenção das cotas de bolsa de mestrado e doutorado, a Capes irá manter as bolsas "empréstimo", usadas em situações emergenciais.

O Programa de Demanda Social oferece bolsas aos cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) avaliados pela Capes, com nota igual ou superior a três, e oferecidos por instituições de ensino gratuito. Os cursos que recebem bolsas do Programa de Demanda Social são avaliados em critérios importantes como o desempenho do curso, a evolução do conceito e o aumento do número de alunos. A Capes repassa anualmente para as instituições de ensino superior um total de R$ 430 milhões para a manutenção de bolsas de mestrado e doutorado no país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]